“Primeiramente”, Bixiga 70 dá recado a Temer no Montreal Jazz Festival

A banda paulistana Bixiga 70 participou na noite desta segunda-feira (3) do Montreal International Jazz Festival, no Canadá, um dos mais importantes festivais do gênero no mundo. Durante o show, o grupo enviou um recado ao governo golpista brasileiro, levantou uma faixa enorme com a frase “Fora Temer”.

Bixiga 70 em Montreal - Divulgação

Mais tarde, nas redes sociais, os músicos publicaram a imagem do show e agradeceram ao público. “Obrigado Montreal Jazz Fastival, foi inesquecível! E a luta continua sempre, fora, Temer!”.

Conhecida por seus posicionamentos políticos, recentemente a banda de afrobeat lançou uma música chamada “Primeiramente”, onde faz uma homenagem aos povos em resistência no mundo.

“’Primeiramente’ é fruto do crescente sentimento de insatisfação com a atual situação política e social no Brasil e no mundo. Foi inspirada e é dedicada à luta histórica pela garantia de direitos – independente de classe, cor, gênero, religião, etnia ou partido. Essa é nossa pequena contribuição ao processo de reflexão sobre o momento que vivemos”, disseram à época do lançamento.

A banda paulistana surgiu em 2010 e desde então se destaca não só pela qualidade sonora, que mistura elementos de música africana, afrobeat, brasileira, latina e jazz, mas também por suas posições políticas incisivas em defesa da democracia.

O nome, Bixiga 70, é uma homenagem ao bairro de origem italiana Bixiga, na capital paulista, onde a banda nasceu, na rua Treze de maio, à altura do número “70”.

Assista ao clipe de Primeiramente: