Movimentos e centrais marcam atos em todo o país em defesa de Lula

Movimentos populares e centrais sindicais, encabeçados pela Frente Brasil Popular, organizam atos em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado nesta quarta-feira (12) a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva em processo da Lava Jato. Confirmaram atos São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e São José do Rio Preto. A cidade de Maringá, no Paraná, também confirmou mobilização.

Lula em Curitiba - Leandro Taques

Na capital paulista, o ato está marcado para as 17h, em frente ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), tradicional ponto de manifestação da cidade. Na chamada do ato, os movimentos utilizam palavras de ordem como “Contra o golpe!”, “Contra o fascismo!” e “Contra as prisões arbitrárias!”.

Em Brasília, o “Ato em da militância em solidariedade ao Companheiro Lula”, acontecerá no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT) local, a partir das 18h.

Já em Salvador, a chamada para o evento, que acontece neste momento, no Campo da Pólvora, na região do bairro de Nazaré, conclama “todos os partidos de esquerda, centrais sindicais, sindicatos, militantes, movimentos sociais e populares a se fazerem presentes em frente ao fórum Rui Barbosa” para “Ato de solidariedade em defesa do ex-presidente Lula”.

Em Maringá, no Paraná, a mobilização ocorre às 18h, em frente à sede da Justiça Federal na cidade.

A partir das 18h, o auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, uma plenária em solidariedade ao ex-presidente Lula. Na reunião, os movimentos também preparam um grande ato nacional, que aconteceria na próxima quinta-feira (13).

Em São José do Rio Preto, movimentos populares organizam um ato às 17h, em frente ao Terminal Urbano, na rua Pedro Amaral, no centro da cidade.