Carlos Felipe comemora redução de mortes no trânsito no Ceará

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) avaliou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da última quarta-feira (12), a redução de mortes no trânsito no Ceará. Ele elogiou o trabalho realizado pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), Igor Ponte, e reforçou a necessidade de campanhas preventivas para que os índices caiam ainda mais.

Carlos Felipe

O parlamentar apresentou dados levantados pelo Ministério da Saúde, apontando que o número de óbitos por acidentes de trânsitos no Estado caiu de 2.634, em 2014, para 2.305, em 2015. Entretanto, ele disse que esses números ainda são maiores que os de 2010, quando ocorreram 2.065 óbitos. “Trata-se de uma redução significativa, de 32%, ao passo que o Brasil reduziu suas mortes no trânsito em apenas 11% nesses mesmos períodos”, informou.

De acordo com Carlos Felipe, essa redução se deve ao fortalecimento da do trabalho de controle da velocidade, do consumo de álcool e da fiscalização eletrônica. Além disso, na avaliação do parlamentar, a participação da Guarda Municipal dos municípios nessa fiscalização também contribuiu para reduzir os índices.

O deputado comentou, ainda, que “não adianta se investir muito em hospitais de alta complexidade quando a segunda maior causa de mortes no Estado são os acidentes de trânsito e não se realizam campanhas preventivas”.

Carlos Felipe defendeu ainda a educação para o trânsito nas escolas, a criação da Guarda Municipal nos municípios que ainda não possuem essa estrutura e o fortalecimento da fiscalização.

Em aparte, o deputado Ferreira Aragão (PDT) afirmou que o Ceará tem feito sua parte no que diz respeito ao trânsito. Entretanto, ele avaliou que o número de mortes no Ceará – ocasionadas pelo trânsito ou pela violência de maneira geral – não será reduzido de maneira mais firme se não houver um trabalho realizado em todo o Brasil.

Já o deputado Dr. Santana (PT) reforçou que a participação da Guarda Municipal na fiscalização do trânsito é muito importante, assim como a educação nas escolas. Ele considerou, também, que o reconhecimento dos bons motoristas – com descontos no pagamento de impostos, por exemplo – poderia servir como estímulo para a redução de infrações no trânsito.