CTB encontra Lula para pactuar relação e discutir novo projeto

Nesta terça-feira (18) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com dirigentes Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) para discutir e trocar impressões sobre a atual conjuntura do país, a grave crise política e econômica. O ex-presidente já confirmou participação na inauguração da nova sede da CTB em 3 agosto.

Por Verônica Lugarini, estagiária no Portal Vermelho

Lula em reunião com a CTB - Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Estavam presentes no encontro que aconteceu na sede do Instituto Lula, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo; o secretário Geral, Wagner Gomes; o vice-presidente da CTB, Severino Almeida; secretária de Formação e Cultura, Celina Arêas; e a secretária Imprensa e Comunicação, Raimunda Gomes.

De acordo com o presidente da CTB, além do panorama geral, a conversa também abordou a preocupação de Lula para a estruturação de um novo projeto de governo que aponte uma saída para o país.

“O ex-presidente acredita que apresentar uma saída para o país é fundamental, por isso, o novo programa deve dialogar com a sociedade e com os movimentos sociais, para assim, construir um caminho para uma agenda de valorização do trabalho, da defesa dos direitos sociais e distribuição de renda”, informou Adilson Araújo em entrevista ao Portal Vermelho.

Lula ainda frisou a importância da participação da CTB na ofensiva contra o desmonte do Brasil, na luta pela democracia e pelos direitos dos trabalhadores.

O ex-presidente destacou a também a necessidade da formação de uma frente para enfrentar a política do presidente Michel Temer – pautada pela ingerência – que causou danos à democracia brasileira.

Condenação sem provas

Ainda segundo o presidente da CTB, Lula se demonstrou muito forte e disposto a enfrentar o desafio da conjuntura e sua defesa na condenação de 9 anos e meio pelo juiz Sérgio Moro.

“A voz de Lula é muito importante nesse momento e ele tem demonstrado muita coragem para enfrentar tudo isso. O ex-presidente disse na reunião: ‘estou sofrendo, mas vou brigar!', contou Adilson, que continuou: “A CTB prestou toda sua solidariedade ao ex-presidente. Lula tem convicção de que a sua condenação é política para impedir a disputa em 2018 para a Presidência da República e, que o processo, não tem provas que o condenem. Enquanto isso, Lula deve percorrer todo o Brasil, reinaugurando a velha caravana da democracia”, concluiu.

Confirmação

O ex-presidente já confirmou presença no ato de inauguração da nova sede da CTB, marcado para o dia 3 de agosto, às 18 horas, em Perdizes (rua Cardoso de Almeida, 1.843).

A CTB também aproveitou o encontro para convidá-lo ao 4º Congresso Nacional da central – em Salvador entre os dias 24 e 26 de agosto – mas Lula ainda não confirmou sua particpação por conta da caravana que pretende percorrer o país a partir de 16 de agosto.