Fórum sindical do Brics começou nesta segunda na China

A abertura do fórum sindical do Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, começou nesta segunda-feira (24) e segue até o dia 27 de julho na China. A abertura teve a presença do secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos Chineses (AFCTU, sigla chinesa) Li Yufu que fez uma saudação às delegações dos cinco países destacando a ampliação dos mecanismos de cooperação sindical, bem como, a importância dada pelo governo chinês à parceria comercial com o Brics.

A Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) está representada por Mário Teixeira, presidente da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades Portuárias (Fenccovib) e diretor para assuntos internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF).

Em reunião preparatória para o Fórum do Brics, o Coletivo Internacional da CTB se reuniu no dia 13 de julho para organizar a participação da central no evento.

Durante a reunião, assessor da central, Umberto Martins, fez uma análise de conjuntura e recuperou a trajetória do bloco desde sua fundação em 2009 até hoje. Ele lembrou da criação do Banco e do Fundo de Investimentos do bloco, em 2014.

“O Brics é fundamental para superar a ordem mundial liderada pelos Estados Unidos”, frisou Martins ao destacar que a classe trabalhadora internacional tem como bandeira a luta por uma ordem anti-imperialista e citou outras iniciativas como a Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos) para a integração Sul-Sul.

A 9ª Cúpula do Brics com os presidentes dos países que integram o bloco será em setembro.