China registra melhora de empregos no segundo trimestre, diz pesquisa

A China continuou a registrar melhores condições de emprego no segundo trimestre deste ano, mostrou uma pesquisa privada.

chijna

O indicador que avalia a oferta e procura do mercado de trabalho cresceu de 1,91 no primeiro trimestre para 2,26 no segundo trimestre, apontando para condições melhores de emprego, de acordo com uma pesquisa realizada conjuntamente pelo Instituto de Pesquisa de Emprego da China (Ipec) subordinado à Universidade Renmin da China e o site de procura de emprego Zhaopin.com.

O índice de Ipec acima de 1 significa que a oferta ultrapassa a procura, enquanto o contrário, o oposto.

O relatório atribuiu o aumento do índice de Ipec a um crescimento nas ofertas de trabalho devido a uma expansão da economia e uma queda de candidaturas de emprego, já que não é a temporada de mudar de emprego.

O indicador para os setores de internet e comércio eletrônico permaneceu o mais alto, enquanto as indústrias de energia, mineração e imóveis apresentaram condições melhoradas de emprego.

O setor de jogos online registrou a procura mais forte para profissionais da indústria de internet devido às perspectivas muito lucrativas, informou a pesquisa.

As condições de emprego no cinturão de ferrugem da China, a região no nordeste do país, também melhoraram com o índice de Ipec, subindo de 1,17 no primeiro trimestre para 1,33 no segundo trimestre, segundo a pesquisa.

Cerca de 7,35 milhões de novos trabalhos foram criados nas áreas urbanas da China de janeiro a junho, um aumento de 180 mil em relação ao mesmo período do ano passado. Tanto a taxa de desemprego urbana pesquisada nacionalmente como a taxa de desemprego pesquisada em 31 importantes cidades chinesas permaneceram abaixo de 5% em junho, mostraram dados oficiais divulgados na semana passada.