Trump consegue seu objetivo de começar a revogar o Obamacare

O programa de saúde Obamacare que salvou dezenas de milhares de vidas a cada ano de vigência foi revogado no congresso. Como os republicanos sabem que não é possível ficar sem um projeto do tipo, se pergunta qual será a próxima proposta nesse sentido e quais as pioras que ele terá em relação ao Obamacare.

obamacare

Em 2009, com Obama na presidência, os membros Democratas do Congresso aprovaram a reforma da saúde na qual se deu o nome “Obamacare” ou Affordable Care Act (ACA). Essa medida, além de garantir que as pessoas com condições de saúde preexistentes não possam ser rejeitadas pelas seguradoras ou cobradas a mais do que outras, reduziu em vinte milhões o número de pessoas não seguradas, aumentou o acesso a cuidados primários, cuidados especializados, cirurgia, medicamentos e tratamento para doenças crônicas.

Embora posteriormente, os Republicanos tenham votado mais de cinquenta vezes para revogar ou paralisar o ACA, o programa está salvando dezenas de milhares de vidas a cada ano segundo estudos realizados em Harvard.

A resistência do povo está forçando os republicanos a enfrentar a realidade: revogar o projeto sem substituição é insustentável.

Para os republicanos ortodoxos, a questão central são os impostos. Obamacare os aumentou, particularmente para indivíduos de alta renda e para indústrias (os protegidos dos republicanos).

Em sua primeira tentativa de substituir o Obamacare pelo Trumpcare, Donald Trump propôs que os planos vendessem uma cobertura muito mais limitada mas por outro lado, injetassem verbas adicionais para que os estados subsidiassem os assegurados. Na prática, mais pessoas iriam usufruir de um plano de saúde insuficientemente bom. No entanto, nas duas vezes em que Trump propôs o projeto do Trumpcare para ser votado, ele foi recusado no congresso.

Em sua terceira vez no congresso com essa pauta, Trump convocou uma votação para revogar o Obamacare e a adiou depois de a liderança republicana perceber que não teria votos suficientes. Por fim, Trump conseguiu metade dos votos ao convocar o senador republicano McCain que recentemente foi diagnosticado com câncer no cérebro.

Com o cenário empatado, restou ao vice-presidente Mike Pence decidir e obviamente ele decidiu pelo lado republicano começando a revogar assim o Obamacare.

Pessoas protestaram interrompendo o início da votação nominal entoando “Matem a lei!” e “Vergonha! Vergonha!” mas foram removidos pelo mestre de cerimônias. Seus gritos ainda puderam ser ouvidos do corredor enquanto a votação continuava.