Maioria da bancada federal do Ceará vota contra Temer

Onze dos vinte e dois deputados federais do Ceará votaram, na última quarta-feira (02), pela admissibilidade de denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção passiva e contra o relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) que rejeitava a denúncia. A bancada cearense foi uma das que deu maioria contra o presidente. Nove parlamentares cearenses votaram a favor do relatório.

Maioria da bancada federal do Ceará vota contra Temer

Apesar de a maioria dos votos já estar definida antes da votação, Moses Rodrigues (PMDB) e José Maria Macedo (PP), que se diziam indecisos, votaram a favor de Temer. Os deputados Adail Carneiro (PP) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB) estiveram ausentes da votação. O também cearense Tiririca, deputado pelo estado de São Paulo, também votou pela continuidade das investigações, contra Temer.

Chico Lopes (PCdoB), que votou contra Temer e a favor da autorização para que o peemedebista fosse investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), considera que “Comprando votos por meio de cargos e emendas, o presidente ilegítimo e golpista Michel Temer venceu uma batalha, mas não a guerra”. O parlamentar comunista avalia que, ao contrário do que disseram seus defensores, “o presidente vai seguir sem nenhuma estabilidade".

Mais

O placar final da votação do parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) teve 263 votos "sim" – pelo arquivamento do processo – e 227 votos "não" – que apoiavam a continuidade da investigação contra o presidente que teria de deixar o cargo. Houve ainda duas abstenções e 19 ausências.

Com a decisão, a denúncia é suspensa e só pode ser retomada depois que Temer deixar a Presidência da República.