FANB da Venezuela reforça convicção democrática e rechaça ataque

Em comunicado emitido na tarde deste domingo (6), a Força Armada Nacional Bolivariana da Venezuela rechaçou o ataque terrorista paramilitar ocorrido nesta madrugada, no Forte Paramacay, em Valência, estado venezuelano de Carabobo. No texto, a FANB reitera suas convicções democráticas e seu apoio ao governbo de Nicolás Maduro. Os militares também fizeram um chamado para que o povo encontre soluções para os problemas do país no marco da legalidade. 

Força Armada Nacional Bolivariana

Leia abaixo a íntegra:

Comunicado da Força Armada Nacional Bolivariana

A Força Armada Nacional Bolivariana informa ao povo venezuelano e ao mundo inteiro que, na madrugada deste domingo, 6 de agosto de 2017, foi produzido um ataque terrorista paramilitar contra a 41 Brigada Blindada do Exército Bolivariano, localizada em Valência, Carabobo.

A referida ação foi realizada por um grupo de delinquentes civis portando prendas militares e um primeiro tenente em situação de deserção.

Os mesmos foram repelidos imediatamente pelo pessoal da citada Unidade Superior, praticando-se várias detenções, incluindo o referido oficial subalterno. Parte do grupo conseguiu subtrair algumas armas e está sob intensa busca pelos organismos de segurança do Estado.

A operação terrorista incluiu a difusão de um vídeo gravado por um oficial subalterno, que há três anos foi afastado da instituição por traição à pátria e rebelião, o qual fugiu do país e recebeu proteção em Miami, Estados Unidos.

Os sujeitos capturados confessaram ter sido contratados nos estados de Zulia, Lara e Yaracuy por ativistas da extrema direita venezuelana, em conexão com governos estrangeiros.

Essa ação ocorre, precisamente, depois que o povo da Venezuela, em conformidade com a Constituição da República Bolivariana da Venezuela, elegeu, com mais de 8 milhões de votos, a Assembléia Nacional Constituinte, instalada na sexta-feira, 4 de agosto de 2017; e que, como expressão do poder originário, é o mecanismo idôneo para dirimir de maneira pacífica as diferenças que possam existir entre venezuelanas e venezuelanos.

A eleição da Assembleia Constituinte permitiu que voltasse a harmonia e a paz para a sociedade venezuelana, após um período de violência focalizada, por orquestração de fatores internos e externos, que buscam uma intervenção estrangeira na Venezuela.

O ataque terrorista de hoje é simplesmente um show propagandístico, uma enteléquia, um passo desesperado que toma parte dos planos desestabilizadores e da conjuntura continuada que se vem gestando, para tentar impedir que se consolide o renascimento da nossa República.

A FANB permanece incólume, unida monoliticamente, aferrada a suas convicções democráticas, com a moral alta, apoiando incondicionalmente ao cidadão Nicolas Maduro Moros, presidente constitucional da República da Venezuela e nosso comandante-em chefe, assim como sua iniciativa constituinte e a Revolução Bolivariana como projeto que busca a consolidação da pátria livre, soberana e independente.

Reiteramos de maneira contundente o mais firme rechaço a essa afronta, planejada por pequenos grupos com perversos interesses mesquinhas intenções apátridas. Nesse sentido, já se notificou devidamente à Procuradoria-Geral Militar, para que se inicie as atuaçãoes correspondentes, pois este fato está claramente tipificado como delito militar.

Ratificamos nossa rejeição a este tipo de ato de barbárie contra o povo e suas instituições. Esta vilania fortalece nossos princípios e valores; não aceitaremos sob nenhuma circunstância que seja violada a nossa soberania e mesmo ainda que se prejudiquem as conquistas sociais alcançadas em benefício das grandes maiorias.

Finalmente, fazemos um chamado a cada mulher e a cada homem desta terra, para que, como irmãos ligados pela história e por nossas raízes libertárias, saibamos encontrar as soluções para os problemas que enfrentamos no marco da legalidade. Um país não se constrói com violência ou ressentimento, mas com justiça, cooperação e entendimento.

Chávez vive … a pátria segue!
Independência e pátria socialista …
Viveremos e venceremos!

Vladimir Padrino López
General em Chefe