China e UE enfatizam solução pacífica para a Península Coreana

O ministro chinês das Relações Exteriores Wang Yi reúne-se com a chefe de Diplomacia da União Europeia Federica Mogherini, à margem de uma série de reuniões de ministros das Relações Exteriores em Manila, Filipinas, na segunda-feira (7)

ue e china

A China e a União Europeia (UE) enfatizaram buscar uma solução pacífica para a questão da Península Coreana.

O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, e a Alta Representante da UE para Assuntos Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mogherini, trocaram opiniões sobre a atual situação na Península Coreana.

Eles se reuniram no âmbito da Reunião dos Ministros das Relações Exteriores da Cúpula do Leste Asiático e uma série de outras reuniões que estão sendo realizadas na capital filipina Manila.

A resolução do Conselho de Segurança da ONU relativa à Península Coreana deve ser implementada em um modo abrangente e completo, enfatizou Wang.

A proposta chinesa "suspensão dupla", que exige que a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) suspenda suas atividades nucleares e de míssil em troca da suspensão de exercícios militares de grande escala dos Estados Unidos e Coreia do Sul, pode lidar com as preocupações de segurança mais urgentes de diversas partes e acabar com o ciclo vicioso na atual situação, fornecendo um avanço para retomar as conversações de paz, disse Wang.

As partes envolvidas devem tomar devidas responsabilidades, assinalou Wang.

A UE apreciou o importante papel da China em tratar adequadamente da questão nuclear iraniana e da questão nuclear da Península Coreana, disse Mogherini.

O bloco e a China cooperaram bem na questão nuclear iraniana e esperam aprender com essa experiência de negociação e fortalecer a comunicação e a cooperação para buscar uma solução pacífica na Península Coreana, disse ela