CTB Bahia investe na formação sindical para trabalhadores rurais

Dirigentes sindicais, urbanos e rurais das cidades de Juazeiro, Curaçá, Sento Sé, Sobradinho e Casa Nova participaram, nos dias 11 e 12 de agosto, do Curso Básico de Sindicalismo, promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-BA). A formação aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Juazeiro e teve por objetivo fortalecer o diálogo entre os trabalhadores e o movimento sindical, além de contribuir para a formação da categoria.

Trabalhadores rurais da Bahia curso de formação sindical

Neste primeiro encontro, os dirigentes participaram dos cursos “origem e papel do sindicato e história do movimento sindical” e “as transformações do mundo do trabalho”. A Secretária de Formação da CTB-BA, Inalba Fontenelle, destacou a importância da realização da formação, que reuniu diversos seguimentos sindicais da região.

"Esse é um curso de extrema importância, porque acontece justamente em um momento político, em que a gente faz uma trajetória a todos os direitos conquistados, mas ao mesmo tempo, estamos vendo esses mesmos direitos sendo, simplesmente acabados. Precisamos reverter o problema real, que é o sistema que oprime, que retira cada vez mais os nossos direitos e o valor e a compensação do trabalho”, afirmou Fontenelle.

O vereador Agnaldo Meira (PC do B) participou da formação e destacou sobre a luta pela garantia dos direitos conquistados. “Esse curso consiste em uma importante preparação para os trabalhadores e trabalhadoras, na luta em defesa dos direitos conquistados ao longo dos anos, além de garantir a qualificação da categoria”, explicou Meira.

A dirigente sindical do STR de Curaçá, Mara Cunha também esteve presente ao encontro e destacou: “Este é um momento enriquecedor e de fortalecimento para a classe trabalhadora”, disse.

A secretária de Formação, Inalba Fontenelle, destaca que esse curso já foi realizado em outros polos, como o de Itabuna, Feira de Santana e Salvador. “Queremos, com essas atividades, reforçar a perspectiva de luta por direitos, melhorias salariais, com o objetivo maior de transformar a sociedade”, afirma.

“O movimento sindical precisa se aproximar ainda mais dos trabalhadores e trabalhadoras, qualificando-os para as lutas”, afirma o coordenador da CTB Regional Norte e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson Mitú.

O curso básico de sindicalismo consiste em uma realização da CTB-BA, em parceria com os sindicatos urbanos e rurais da região. “O momento requer uma atenção maior para que possamos enfrentar essa luta, já que estamos passando por um momento de dificuldade arrocho, principalmente para a classe trabalhadora”, pontuou Mitú, Emerson José da Silva.

No último dia de curso, que foi no sábado (12), o encontro abordou os temas “concepção sindical e política da ‘CTB” e “metodologia para análise de conjuntura”.