Trabalhadores promovem Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa

Empregados da Caixa Econômica Federal de todo o país realizaram nesta terça-feira (15) o Dia Nacional de Luta em Defesa do banco. Das 16 gerências de filiais da Caixa que cuidam do FGTS, apenas cinco continuarão em atividade, nenhuma no Nordeste. O fechamento atingirá mais de mil empregados em todo o país. Esse é apenas o primeiro passo da reestruturação. Ao todo, 131 unidades internas e administrativas serão fechadas. O banco vai passar de 424 departamentos para 293 até março de 2018.

Augusto Vasconcelos, presidente do sindicato dos bancário da Bahia - Bocão News

Para Augusto Vasconcelos, Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, "o governo Temer contra-ataca a Caixa para atender interesses inconfessáveis do sistema financeiro, que pretende enfraquecer os bancos públicos. Há propostas que circulam no seio do governo que visam retirar o FGTS da Caixa e entregar os recursos também para bancos privados. Na prática isso pode inviabilizar programas, como o Minha Casa Minha Vida e outros projetos de desenvolvimento urbano. É um ataque aos mais pobres", frisou.

A Caixa, que já chegou a ter 101 mil empregados em 2014, poderá ficar com menos de 90 mil, após a reabertura do Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário (PDVE), em 20 de julho. Além da redução do quadro de pessoal, que gera sobrecarga de trabalho e adoecimento, a direção do banco está impondo, de forma unilateral, uma reestruturação e ampliação do GDP, que mexe com postos de trabalho e atinge os direitos dos trabalhadores.