Fortaleza: Audiência pública debate melhorias habitacionais

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na tarde última segunda-feira (21), no plenário Fausto Arruda, uma audiência pública para debater a política municipal de melhorias habitacionais. A realização da audiência foi de autoria da vereadora Eliana Gomes (PCdoB).

Fortaleza: Audiência pública debate melhorias habitacionais

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) ressaltou que é preciso avaliar novas propostas para enfrentar o déficit habitacional de Fortaleza. “O déficit na cidade ainda é grande, apesar de o Governo Federal, ter atuado com o programa Minha Casa Minha Vida, neste momento sofre desmonte do atual governo.

A secretária executiva da Habitafor, Olinda Marques, ressaltou a alegria em participar da audiência pública sobre a temática. “Muita alegria em participar desse debate. Me senti honrada, pois hoje é um dia de luta pelo direito à moradia, habitação. Temos um orçamento definido e aprovado por essa Casa designado para a moradia. Estamos com desafios na busca de apoios das comunidades. É o caso do projeto habitacional Luiz Gonzaga. Na cidade contamos com 10 Zonas Especiais conhecidas como ZEIS. Toda a nossa atenção especial para elas por se tratar do baluarte da moradia da cidade”, relatou.

Elton Gurgel, coordenador do projeto Ceará Periferia, apresentou um vídeo, no qual expôs o projeto habitacional Luiz Gonzaga o maior projeto Minha Casa, Minha Vida Entidades do país. Elton enfatizou o objetivo do projeto. “O objetivo é atender as necessidades de habitação da população de baixa renda nas áreas urbanas, garantindo o acesso a uma moradia digna com padrão mínimo de sustentabilidade, segurança e habitação”, disse. O coordenador mostrou o andamento da obra que visa entregar inicialmente moradia para mais de mil famílias.

Logo após, a mesa passou para ouvir as demandas da população presentes na audiência. ao final do debate, Eliana propôes os encaminhamentos:

– Realizará uma audiência pública na comunidade conhecida como Babilônia, Passaré. A reunião envolverá a questão do transporte, permanência das famílias por meio do Termo de Ajuste de Conduta – TAC;

– Enviará uma Carta Aberta ao Conselho de Habitação para receber uma comissão de pessoas do projeto Luiz Gonzaga;

– Retomada das lutas em busca de melhorias habitacionais, mutirões e do projeto Minha Casa, Minha Vida;

– Solicitar que em mutirões e lotes urbanizados a Prefeitura Municipal de Fortaleza possa dar um acompanhamento técnico nos locais.