Diversas cidades brasileiras realizam atos pela paz na Venezuela

Por uma solução pacífica aos conflitos que hoje tomam a Venezuela, movimentos populares e organizações sociais brasileiras realizam atos em apoio ao país vizinho em diversas cidades do Brasil. Na terça-feira (22), as entidades convocaram uma jornada de ações em um dia de solidariedade à Venezuela.

Ato pela Venezuela na UFRJ - Divulgação

A capital mineira, Belo Horizonte, recebeu um dos atos nesta quarta-feira (23), a palestra "O que está em jogo na Venezuela?", com o professor Igor Fuser, do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC. A atividade foi organizada pela Frente Brasil Popular.

Segundo os organizadores, "a campanha se faz necessária diante da ofensiva imperialista sobre a Venezuela e a tentativa de desestabilização política do país, após o processo de instalação da Assembleia Constituinte, legitimada por mais de 8 milhões de eleitores".

Protestos

A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília (DF) teve seus muros pichados com mensagens de protesto e denúncia contra o presidente estadunidense, Donald Trump, na terça-feira (22). Em nota que circulou pelas redes, os manifestantes criticaram a política de Estado dos EUA frente à região:

"O governo de Washington já tem um vasto histórico de interferências na política e economia do país sul-americano. Após a chegada de Chávez à Presidência este cenário se intensificou, principalmente por conta da defesa da soberania venezuelana e de seu povo. Hoje, com Maduro, as investidas estadunidenses se somaram a burguesia do país na tentativa de utilizar a crise mundial para desestabilizar o projeto da revolução bolivariana."

Também na terça-feira (22), aconteceram debates, aulas públicas e atos em Belém (PA), Cuiabá (MT) e Salvador (BA). Em Recife (PE), um protesto de rua aconteceu em frente ao Consulado dos Estados Unidos. Já na Escola Nacional Florestan Fernandes – o centro de formação internacionalista do MST -, em Guararema (SP), estudantes de 83 organizações de 42 países enviaram mensagens de solidariedade à Venezuela.

Na capital paulista, o Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela participou da Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo. Além disso, foi apresentada uma carta direcionada ao governo dos Estados Unidos e aos congressistas e organizações do povo estadunidense sobre a ingerência do país nos assuntos internos da Venezuela.

O Rio de Janeiro (RJ) também recebeu um ato público, que contou com a participação do Cônsul da Venezuela na cidade, Edgar Alberto Marín, o deputado federal Wadih Damous e Carmen Diniz, representante Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela. A atividade ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na segunda-feira (21).

No mesmo dia do ato carioca, entidades de Campinas (SP) organizaram um debate sobre o país latino-americano, que teve entre os participantes o jornalista e editor-chefe do Opera Mundi, Breno Altman, e a presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes.

Em Santos, no litoral paulista, as organizações realizarão um ato de solidariedade à Venezuela na sexta-feira (25), com a participação do professor de Relações Internacionais e membro do MST, Marcelo Buzzeto. A palestra será no Centro José Martí, que fica na Rua Joaquim Távora, 217.