Maranhão lança música exclusiva para a jornada “Sim, Eu Posso”

A jornada de alfabetização “Sim, Eu Posso!”, fruto da parceria entre o governo do estado e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para o combate ao analfabetismo no Maranhão, ganhou música exclusiva e saiu na frente em relação a outros países e estados brasileiros por onde o programa passou. A música Sim, Eu Posso! foi lançada na segunda-feira (21), durante a aula inaugural da segunda edição do programa no município de Aldeias Altas.

Flavio Dino - Foto: Divulgação

A música Sim, Eu Posso! é de autoria do agricultor e militante do MST, Marcos Monteiro dos Santos, Marquinhos Monteiro, como é conhecido. “Desde 1992 venho fazendo trabalhos nessa linha para o movimento. Quando o ‘Sim, Eu Posso’ foi instituído no Maranhão, surgiu a ideia de compor uma música, porque em Cuba, onde nasceu o programa, não havia canção específica para esse projeto”, relatou.

Marquinhos destaca que a música é importante para o sucesso do programa, uma vez que atrai e motiva os alfabetizandos. “Venho de um movimento em que a luta é embalada pela música, pela cultura e arte. Elas embelezam os sonhos e aliviam o sofrimento de quem mais precisa e é assim que tem acontecido no ‘Sim, Eu Posso’. A canção faz com que as aulas sejam dinâmicas, porque reforça a necessidade das pessoas continuarem. É uma forma lúdica e poética das pessoas aprenderem”, destacou.

A canção de mobilização do “Sim, Eu Posso!” criada por Marquinhos Monteiro foi o coro dos alfabetizandos que frequentaram as turmas do programa no ano passado, em oito municípios maranhenses com baixo Índice IDH. Ao todo cerca de 7 mil pessoas foram alfabetizadas. Neste ano a meta é levar alfabetização para 20 mil maranhenses em 15 municípios.

O “Sim, Eu Posso!” – jornada de alfabetização, em parceria com o Movimento Sem Terra (MST), é uma das ações estratégicas do Plano Mais IDH, instituído pelo governador Flávio Dino, logo nos primeiros dias da gestão, com objetivo de promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, a partir da articulação políticas públicas, com foco inicial nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Confira abaixo a letra e o vídeo da música:

Sim, Eu Posso

O povo é esperança todos juntos numa nova construção
Na luta “Sim eu Posso” todos pela alfabetização. (BIS)
E conhecendo o peso do lápis
E descobri que ele não é pesado
Pesado mesmo é o que nos fizeram
De nos negar este aprendizado,
Então agora essa é a nossa vez
Vamos mostrar nossa capacidade
Que não é credo, cor e etnia.
Para aprender não pode ter idade.