Elizabeth Gomes: Para crer no político e na política

"Assim é Chico Lopes: imprescindível por ser capaz de traduzir para a língua do povo temas complexos, reforçando a luta, todos os dias. Parabéns, Chico Lopes, pelo reconhecimento. Parabéns ao Ceará, por contarmos com Chico Lopes”.

Por *Elizabeth Gomes

Chico Lopes

Em tempos de golpe contra a democracia e os votos de 54,5 milhões de brasileiros, de cortes de direitos trabalhistas e sociais, de tentativa de criminalizar (toda) a política, (todos) os políticos e desestimular a luta popular, merece aplausos quem segue representando a resistência. Quem tem história de luta, fala a língua do povo e tem coragem de ser diferente.

A Câmara Municipal de Fortaleza entrega nesta sexta-feira (25), às 19 horas, a Medalha Boticário Ferreira a Chico Lopes. Filho de lavadeira, menino da Braga Torres (hoje Pirambu), criança de ofícios vários e precoces. Servidor da Prefeitura ainda “de menor”, estudante entusiasmado que se tornaria “professor de meia Fortaleza”.

Líder natural, com uma rara união de carisma, coragem e consciência política, abraçou o sindicalismo e a luta contra a ditadura que o levaria à prisão e à tortura, mas também à alegria de ver, em 1985, a volta da democracia. A mesma que sucumbiu ao golpe de 2016, para novo clamor por eleições diretas.

Como vereador de Fortaleza, esteve na linha de frente da criação do Balcão do Consumidor da CMF, da luta contra a taxa do lixo e em defesa da educação, da habitação, da saúde, da meia na cultura, no esporte e no transporte para o estudante.

Como deputado estadual, denunciou a nudez do rei na CPI do BEC, ajudou a criar o Procon Assembleia, virou a pedra no sapato da Coelce impedindo aumentos nas contas de luz, criou a lei da meia estudantil macrorregional para todo o Ceará.

Na Câmara dos Deputados, foi decisivo para que as tarifas bancárias fossem reduzidas e padronizadas. Para que o estudante tivesse 100% da faculdade financiados via Fies, defendendo também as universidades públicas. Foi autor da lei do material escolar e da emenda à lei do piso nacional, que garantiu aos professores 1/3 da jornada para atividades extrassala.

Uma síntese de sua forma de luta se deu quando ele ironizou para todo o País o “encontro dos bons maridos e bons pais” na votação do “impeachment”, contribuindo para a reflexão popular sobre o golpe. Assim é Chico Lopes: imprescindível por ser capaz de traduzir para a língua do povo temas complexos, reforçando a luta, todos os dias. Parabéns, Chico Lopes, pelo reconhecimento. Parabéns ao Ceará, por contarmos com Chico Lopes.

*Elizabeth Gomes é Diretora da Escola de Educação Profissional Joaquim Nogueira e mestrada em Planejamento e Políticas Públicas pela Uece

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.