Brasil Metalúrgico: CTB reforça campanha e fortalece luta da categoria

Com o objetivo de fortalecer a luta dos metalúrgicos brasileiros em defesa de políticas de fomento à industrialização, setor fundamental para o desenvolvimento do país, a CTB levanta a bandeira da campanha “Brasil Metalúrgico”, lançada pela Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil).

CTB fortalece Brasil Metalúrgico - reprodução portal CTB

Durante o mês de setembro, a Fitmetal e a CTB vão liderar uma série de atividades conjuntas em defesa da categoria metalúrgica e da classe trabalhadora. Além da Primavera de Lutas – chamada pelas centrais sindicais para o próximo dia 22 –, o calendário das entidades terá como prioridade as ações da campanha “Brasil Metalúrgico”.

De acordo com o presidente da CTB, Adilson Araújo, "a Central, em parceria com a Fitmetal, tem como objetivo unificar a luta em defesa desse importante setor. Com unidade e resistência, o movimento sindical propõe uma nova agenda política e econômica, que denuncie o desmonte do Estado Nacional, a ofensiva contra a classe trabalhadora e o projeto entreguista liderado pela gestão de Michel Temer".

Na última terça-feira (5), dirigentes da CTB e da Fitmetal se reuniram para alinhar a agenda. Além do presidente Adilson Araújo, a CTB foi representada pelo secretário de Relações Internacionais, Nivaldo Santana. Pela Fitmetal, além do presidente Marcelino da Rocha, participaram os secretários Wallace Paz (Geral), Raimunda Leoni (Finanças), Andreia Diniz (Comunicação) e Francisco Sousa (Políticas Internacionais).

“São diversas agendas importantes – uma verdadeira jornada unificada e estratégica de lutas. Vamos unir forças para intensificar essas batalhas e reagir à altura aos ataques do governo Temer aos trabalhadores”, garantiu Marcelino da Rocha. “

A campanha “Brasil Metalúrgico”, que reúne outras seis centrais sindicais e suas entidades de base – sobretudo federações e confederações de trabalhadores da indústria, tem três bandeiras de lutas: “Contra o fim dos direitos sociais e trabalhistas”; “Em defesa das conquistas nas convenções coletivas”; e “Contra o desmonte da Previdência Pública”. Foi em torno desses eixos que as entidades agendaram o Dia Nacional de Luta, Protesto e Greve (14 de setembro) e a Plenária Nacional dos Trabalhadores da Indústria (dia 29).

O Dia Nacional de Luta terá atos unificados em estados como Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Já a Plenária Nacional – que será realizada em São Paulo reunirá trabalhadores de outras categorias ligadas à indústria, como construção civil, químicos e plástico. “Precisamos estar juntos, todos nós, na luta pelas bandeiras da campanha – mas também na defesa da reindustrialização do país”,

O destaque do calendário, será a “Primavera de Lutas”: mobilização convocada para o dia 22 de setembro pela retomada do crescimento, em defesa do emprego e contra a retirada dos direitos.

“No dia que marca o início da primavera, vamos fazer um evento lúdico e criativo para mostrar nossa posição contra a retirada dos direitos, pela retomada do crescimento econômico e em defesa da geração de empregos”, declarou Adilson.

Confira abaixo o calendário:

Dia Nacional de Luta, Protestos e Greves
Data: 14 de setembro
Promoção: Campanha “Brasil Metalúrgico”
Local: em todo o Brasil

Primavera de Lutas: pela retomada do crescimento, em defesa do emprego e contra a retirada dos direitos
Dia 22 de setembro, às 10 horas
Local: em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578 – São Paulo)

Plenária Nacional dos Trabalhadores da Indústria
29 de setembro, às 10 horas
Local: CMTC Clube (Av. Cruzeiro do Sul, 808 – São Paulo)