Lucía Topolansky, a primeira vice-presidenta do Uruguai

A senadora Lucía Topolansky assumiu nesta quarta-feira (13) a vice-presidência do Uruguai. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo no país, depois que o vice Raúl Sendic renunciou ao cargo, acusado de mau uso do dinheiro público.

Lucía Topolasnky - La República

Lucía é a segunda senadora mais votada do país, em primeiro lugar está o marido dela, José Mujica. Ele não poderia ser indicado ao cargo por já ter sido presidente, desta forma o Congresso elegeu o segundo nome. Cabe ao vice-presidente, no Uruguai, presidir a Câmara dos Deputados e dos Senadores.

A senadora foi eleita pelo Movimento de Participação Popular, um dos braços da coalizão de esquerda Frente Ampla, que está no poder há três mandatos.

Assim como Mujica, Lucía foi militante do Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros, nas décadas de 60 e 70, durante a ditadura uruguaia. Foi condenada a 13 anos de prisão e obteve liberdade em 1985, com o fim do regime.

Lucía e Mujica se conheceram jovens, durante a militância, mas logo no começo do relacionamento, após 2 meses, ambos foram condenados e permaneceram 13 anos presos. Durante este período, se comunicaram apenas por cartas.

O casal se encontrou após a anistia e imediatamente decidiu viver junto e se dedicar à vida no campo. Sem abrir mão da agricultura familiar e dos hábitos camponeses, trabalharam juntos na criação do Movimento Participação Popular e no fortalecimento da Frente Ampla.