Centrais protestam e distribuem flores em atos por mais empregos

Dirigentes das centrais sindicais e manifestantes distribuíram flores ao público nesta sexta-feira (22), primeiro dia da primavera, durante ato em defesa do emprego promovido pelas entidades em São Paulo. O ato acontece simultaneamente em sete estados enfocando os direitos sociais e trabalhistas e a valorização do trabalho, da soberania e da indústria brasileiras.

Centrais sindicais primavera de lutas no masp setembro de 2017 - Reprodução do Portal CTB

O presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, diz que a referência à primavera neste momento é muito simbólica, já que é preciso "apostar na esperança e na mudança".

"Vem aí 2018, o ano de uma batalha eleitoral estratégica, importante e fundamental para que a gente possa sinalizar uma perspectiva de futuro novo. Um futuro que apresente um projeto que tenha centralidade a valorização do trabalho", disse ele.

Às vésperas da preparação do ato que também se realiza em Salvador (BA), o presidente da CTB-Bahia, Pascoal Carneiro, afirmou que o momento exige luta. “Somos totalmente contrários a essa reforma da Previdência proposta por Temer, que além de injusta, é perversa, pois vai gerar pobreza, intensificar as desigualdades sociais, além de ameaçar o futuro das próximas gerações de trabalhadores e trabalhadores”, enfatizou.

João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário geral da Força Sindical escreveu em artigo de convocação para o ato que ao lado de “anunciar a estação das flores” está também a “necessidade de unirmos nossas forças em busca de um objetivo único: o da recolocação do País nos trilhos do desenvolvimento econômico pleno, com a geração de emprego, renda e justiça social”.

São Paulo