Correios: Findect garante direitos dos trabalhadores em negociação

Garantir direitos históricos dos trabalhadores dos correios através da negociação com a estatal. Este foi o posicionamento da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) que assegurou nesta sexta-feira (22) a preservação de direitos dos trabalhadores em negociação com a direção dos Correios.

Correios

A entidade também garantiu reposição salarial acima da inflação e ganho real. Essas propostas serão debatidas com os trabalhadores em assembleias dos filiados à Findect a serem realizadas no dia 26 de setembro.

Nota divulgada pela federação definiu a proposta inicial dos correios como “pauta bomba”. A empresa propunha para o acordo coletivo 2017/2018 a retirada de benefícios como gratificação de férias de 70%, redução do adicional noturno (valores e faixa de horário) e redução da jornada de trabalho com redução do salário. 

Dirigentes da Findect durante a negociação com a direção dos Correios
Outros benefícios ameaçados pela proposta inicial dos correios eram: vale-alimentação nas férias e somente nos dias trabalhados, anuênio, vale-peru, compartilhamento do vale-alimentação e vale-cesta, vale-cultura, repouso trabalhado (200% para 100%), redução dos dias de acompanhamento familiar em casos de doença e implementação do banco de horas e ponto eletrônico.

Greve

A entidade explica que não abriu mão da greve mas “priorizou o diálogo e a capacidade de negociação dos seus dirigentes”. Para manter a possibilidade da paralisação, a federação protocolou o edital de assembleia de greve no prazo exigido pela lei.

Ao final da negociação desta sexta, a Findect assegurou a proposta de reposição da inflação que está em 2,71% mais ganho real de 0,29%, totalizando 3% a partir de janeiro. “O Brasil vive uma das maiores crises (política, econômica e social) de todos os tempos. Para os trabalhadores, as perdas de direitos e salarial tem sido a marca dos últimos tempos. Com firmeza e determinação, a FINDECT aniquilou a proposta da empresa e garantiu a manutenção de todos os direitos e benefícios do Acordo Coletivo de Trabalho”.