Cedae: Trabalhadores pressionam contra PL que favorece privatização

Está prevista para esta quinta-feira (29) a votação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) a votação do Projeto de Lei que autoriza o governo estadual a pegar o empréstimo de até R$ 3,5 bilhões, tendo como garantia a Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae). Dirigentes sindicais e deputados contestaram o PL na quarta-feira (27), data em que foi colocado para votação, sobre a não observância do regimento interno da Casa.

Trabalhadores e deputados contra privatização da Cedae. Sintsama - Reprodução do Portal CTB

O adiamento da votação contou com a pressão dos trabalhdores da companhia que fizeram coro nos galerias contra a privatização da Cedae.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Sintsama-RJ), Humberto Lemos, “a presença dos cedaeanos na Alerj foi fundamental para o adiamento da votação do PL 3418/2017. Vamos fazer pressão nos deputados estaduais para votarem contra esse projeto. Precisamos dificultar o máximo a vida desse desgoverno Pezão e do golpista Temer. Vamos encher de ações, uma hora conseguiremos acabar de vez com esse crime que é a privatização da Cedae. Vamos denunciar os deputados estaduais que insistem neste crime contra o povo do Rio de janeiro”.

O Sintsama-RJ tem travado uma luta ferrenha com o governo do estado na tentativa de barrar o processo de privatização, que está em curso. "Temos realizado uma série de ações e estamos diuturnamente trabalhando para ganhar uma liminar interrompendo esse crime contra o povo do Rio de Janeiro", afirmou o presidente do sindicato.