Empresários criam fundo para eleger deputados neoliberais

Um grupo de empresários devem anunciar na próxima semana a criação de um "fundo cívico", com o objetivo de arrecadar recursos e eleger, nas próximas eleições, cerca de 70 a 100 deputados federais que defendam as ideais neoliberais.

Armínio Fraga

O movimento é liderado por Eduardo Mufarej (sócio da Tarpon Investimentos), Arminio Fraga (ex-presidente do Banco Central), Abílio Diniz (presidente do conselho administrativo da BRF) e o apresentador Luciano Huck.

Para o analista político José Lopez Feijóo, o fundo é preocupante, pois ampliaria a bancada empresarial no Congresso Nacional, sem representar os interesses dos trabalhadores. "Eles representam o fim da política industrial e prejudica a classe trabalhadora do Brasil. Essa pauta só avança por causa dessa composição de deputados", critica.

Ele exemplifica a maneira de trabalhar desses deputados, como a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto de Gastos e a reforma trabalhista. "A Câmara tem 513 deputados, desses, 373 parlamentares são alinhados com os interesses empresariais e votam a favor de pautas conservadoras nocivas à sociedade", lamenta.

Alinhado ao PSDB, Luciano Huck, um dos participantes do grupo, é cotado para concorrer à Presidência da República em 2018. Na semana passada, o global teve um encontro com líderes do DEM no Rio.