Temer põe deputado do PSDB para relatar denúncia e irrita ala tucana

O presidente da Comissão de Constituição (CCJ) da Câmara, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), confirmou nesta quinta-feira (28) o nome de Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) como relator da segunda denúncia contra Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência).

Bonifácio de Andrada - Reprodução

Aliado do senador afastado Aécio Neves (MG), o deputado votou para barrar a primeira denúncia contra Temer por corrupção passiva.

“Senhor presidente, voto ‘sim’, a favor das instituições e do progresso do Brasil”, disse ele, que faz parte da ala do PSDB que, assim como Aécio, defende a permanência da sigla no governo.

O governo articulou a escolha do deputado justamente pela sua posição e para enquadrar os tucanos, que estão divididos quanto ao apoio ao governo Temer.

Já para os tucanos que votaram contra Temer, a escolha de Andrada representou uma clara provocação do governo, o que acirra os ânimos entre tucanos e peemedebistas. O deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) afirmou que a escolha de Bonifácio deixa "a disputa interna mais acirrada e eleva o tom daqueles que têm posição a favor da abertura denúncia".

"É uma decisão provocativa do governo, que está evidentemente tentando dividir e bagunçar a bancada do PSDB", declarou.

Vale lembrar que Temer enfrenta problemas com outra ala aliada: o DEM. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já diz que se sentiou como se tivesse recebido uma facada nas costas por parte da cúpula de Temer, por conta da disputa de dissidentes do PSB.

O nome de Andrada para ocupar a relatoria da denúncia na CCJ, conhecido por sua posições conservadoras, foi recebido com “surpresa” pela própria bancada bancada do PSDB.

"Todo mundo ficou surpreso, porque eu mesmo falei com o presidente da CCJ para não indicar ninguém do PSDB e ele tinha se comprometido a não indicar. Estamos conversando para tentar entender, estamos assimilando ainda. Ele aceitou sem fazer consulta ao partido", afirmou Betinho Gomes (PSDB-PE), vice-líder da bancada.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Ricardo Tripoli (SP), informou que pediu formalmente a Rodrigo Pacheco que nenhum tucano fosse escolhido relator da segunda denúncia contra Temer. E o mesmo pedido foi feito por Aécio. ambos ignoraram, e preferiram atender a Temer.

Rodrigo não escondeu que foi procurado pelo líder tucano, mas disse que Andrada está “acima” dessas questões. “Tenho certeza que PSDB haverá de ficar contente com a decisão”. Ele também minimizou o fato de Bonifácio ter votado a favor de Temer na primeira denúncia. “É uma nova realidade e confio muito na decência e na experiência do deputado Bonifácio”, disse.

Em entrevista à rádio Jovem Pan, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) demonstrou mais irritação. Disse que considerar “um absurdo que deputado do PSDB possa se prestar a esse papel”.

“Se há divisão interna no partido, e ela existe, não tem pé e nem cabeça um deputado do PSDB aceitar essa tarefa. O que nos resta é a expectativa para que o líder do partido na Câmara destitua Bonifácio da CCJ para que ele não exponha ainda mais o nosso partido a essas condições todas”, disse ele, que acredita que “o PSDB deveria ter saído desse governo há muito tempo”.