Alesp e movimento negro discutem violência contra jovens negros

No dia 10 de outubro, as 18h30, será realizada audiência pública na Assembleia Legislativade São Paulo para discutir o extermínio da juventude negra em São Paulo. O evento é promovido pela deputada Leci Brandão e pelo deputado Carlos Bezerra, em conjunto com organizações do movimento negro e de direitos humanos.

alespnegro

A audiência é motivada pelos números do Atlas da Violência no Brasil, que atestam um crescimento dos homicídios que atingem principalmente negras e negros nas periferias. Segundo o estudo, de cada cem pessoas assassinadas, 71 são negras. De acordo com informações do Atlas, negros possuem chances 23,5% maiores de serem assassinados em relação a brasileiros de outras raças, já descontado o efeito da idade, escolaridade, do sexo, estado civil e bairro de residência. Outro dado inferido deste estudo é que os jovens entre 12 e 29 anos são os que têm maior probabilidade de serem vítimas. Outro dado preocupante do Atlas é o crescimento do feminicídio que vitima mulheres negras. Enquanto a mortalidade das mulheres não negras (brancas e asiáticas) caiu 7,4% entre 2014 e 2015, houve um aumento de 22% entre as mulheres negras.

A intenção das organizações do movimento negro com esta audiência é apresentar propostas para os órgãos públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário para enfrentar o problema. Para tanto, foram convidados para esta audiência pública representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ouvidoria da Polícia, Corregedoria da Polícia, Secretarias Estaduais da Justiça, Direitos Humanos, Administração Penitenciaria, além dos parlamentares da Casa.

Além dos representantes dos órgãos públicos e os parlamentares, a audiência contará também com representantes de organizações do movimento negro como a Convergência Negra, Frente Alternativa Preta, Marcha das Mulheres Negras, Rede de Proteção e Resistência ao Genocídio, Mães de Maio, além de entidades de jovens e mulheres da periferia. Também está prevista a presença de representante do IPEA que elaborou o Atlas da Violência.

Mais informações: Secretaria de Gabinete
(11) 3886-6790 – [email protected]


SERVIÇO:

Audiência Pública Contra o Genocídio da Juventude Negra
10 de outubro – terça-feira -18h30
Auditório Paulo Kobayashi 9 Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo/SP)
Confirme presença no evento: https://goo.gl/kbkTGF
O estacionamento da ALESP estará liberado para o evento

Realização
Assembleia Legislativa de São Paulo

Iniciativa
Mandato da Deputada Leci Brandão
Mandato do Deputado Carlos Bezerra Jr.
Convergência Negra – Unidade Contra o Racismo
SOS Racismo
Marchas das Mulheres Negras de São Paulo
Frente Alternativa Preta
Rede de Enfrentamento ao Genocídio