Senado adia votação sobre afastamento de Aécio

Por 50 votos contra 21, o Senado Federal decidiu, nesta terça-feira (3), adiar para o dia 17 de outubro a votação sobre o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Aécio foi afastado do mandato parlamentar na última semana por determinação da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), após acusação pelos crimes de obstrução de justiça e corrupção passiva.

aécio - Reprodução da Internet

O afastamento foi feito com base nas delações de executivos da J&F. Aécio, porém, nega as acusações e se diz “vítima de armação”.

Os senadores decidiram aguardar a decisão do STF, marcada para o próximo dia 11, sobre o procedimento a ser adotado quando parlamentares forem afastados do mandato por determinação judicial.

Na sessão desta terça-feira do STF, o ministro Edson Fachin, relator do caso de Aécio, decidiu manter o afastamento do senador do mandato e o seu recolhimento domiciliar noturno. O ministro negou recurso da defesa de Aécio, pois entendeu que é incabível um mandando de segurança para questionar a deliberação de um órgão da Corte.