Feira do Conhecimento: Nutec apresentará inovações na Engenharia Civil

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) participará durante os dias 26, 27, 28 e 29 de outubro da Feira do Conhecimento, evento realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Dentre as atrações que serão apresentadas no estande, o Laboratório de Engenharia Civil mostrará uma série de ensaios não-destrutivos.

Feira do Conhecimento: Nutec apresentará inovações na Engenharia Civil

Os ensaios não-destrutivos consistem em uma alternativa mais moderna de avaliar as características das estruturas metálicas e de concreto, sem a remoção de amostras. Eles conferem qualidade aos materiais, preservam o ambiente, reduzem custos e trazem uma gama de informações úteis nas áreas de construção civil, eletromecânica, siderurgia, química, petróleo, entre outras.

Serão expostos três equipamentos: o Ultrassom, o Martelo de Schmidt e o Pacômetro. O Ultrassom utiliza ondas mecânicas ou acústicas para detectar falhas de descontinuidade que possam existir em uma peça. Ele verifica a uniformidade e a homogeneidade do concreto através da velocidade das ondas longitudinais. O equipamento possibilita estimar resistência à compressão, encontrar defeitos no concreto e ações de deterioração de um ambiente agressivo e ciclos gelo-degelo.

Já o Martelo de Schmidt analisa a resistência do concreto, medindo também a dureza superficial dele e a correlaciona com a resistência à compressão.

O Pacômetro é usado para medir a espessura dos corpos. Além disso, determina a profundidade e o diâmetro de alguns componentes em estruturas como armações de aço localizadas dentro de suportes de concreto. O equipamento avalia, por meio da posição da armadura, a medição da densidade do elemento estrutural por indutância magnética. Ele também pode mensurar cobrimento e espaçamento entre as barras de aço.

O gerente do Laboratório de Engenharia Civil, Prof. Esequiel Mesquita, PhD, explica que “esses ensaios evitam que a estrutura do empreendimento seja danificada para a realização de inspeções e avaliações”. O procedimento de extrair testemunhos da própria estrutura nem sempre é recomendada dependendo da geometria dos elementos. Pode danificar ou comprometer o desempenho da estrutura. Por isso, ensaios não destrutivos são uma alternativa mais atraente, por apresentar diversas vantagens.

Para mais informações sobre a Feira do Conhecimento acesse o link abaixo:
http://www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento/