Centrais sindicais mobilizam para ato nacional dia 10 de novembro

Como resposta à agenda retrógrada de Michel Temer que tem como maior expressão as reformas trabalhista e da Previdência, o Fórum das Centrais Sindicais aprovou na manhã desta quinta-feira (19) Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Direitos no próximo dia 10 de novembro.

balões das centrais sindicais - Portal CTB

Em São Paulo, as centrais irão organizar uma Grande Marcha da Classe Trabalhadora em Defesa dos Direitos, da Soberania e da Democracia. A concentração no dia 10 de novembro será às 9h, na Praça da Sé, no centro de São Paulo.

“A CTB está convocando toda a sua base a se somar à agenda de luta em todo o Brasil”, orientou o presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Adilson Araújo.

Ele lembrou que “a unidade está sendo crucial para a construção de canais de diálogo mais amplos e que neste momento são fundamentais para a disputa em curso. A classe trabalhadora resistirá contra essa agenda retrógrada que está acabando com direitos e condenando nosso povo a viver em condições desumanas”.

Reforma Trabalhista: precariza, mutila e mata

A nova lei do trabalho (13.467/2017), que modificou mais de cem artigos da CLT e impôs a maior mudança na legislação trabalhista dos últimos 70 anos, entra em vigor no dia 11 de novembro. Desta data em diante, todos os contratos de trabalho vigentes e os novos passam a funcionar de acordo com as regras aprovadas e sancionadas pela Presidência no dia 13 de julho.

“Não podemos conceber um governo que não só acaba com uma cesta mínima de proteção da classe trabalhadora, ele abre caminho para o trabalho escravo, para a terceirização, desmonta o Estado, privatiza nossas riquezas, censura nossa cultura, acabar com nossa soberania. É a política da terra arrasada”, enumerou Ronaldo Leite, secretário nacional de Formação da CTB, presente na reunião da centrais.

Adilson finalizou afirmando que o Brasil atravessa um complexo momento, mas “a luta deve seguir em resistência, contra a retirada dos nossos direitos, e mobilizada para fortalecer uma contraofensiva à agenda conservadora que se instalou no Brasil após o golpe de 2016”.

Serviço:

Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Direitos

Quando: Dia 10 de novembro – em todo o Brasil

Em São Paulo

Grande Marcha da Classe Trabalhadora em Defesa dos Direitos, da Soberania e da Democracia
Concentração: às 9h, na Praça da Sé, no centro de São Paulo.