Venezuela exige que Estados Unidos respeitem sua soberania

O governo venezuelano emitiu nota nesta sexta-feira (20) rejeitando declarações feitas pelo governo dos EUA através do Departamento de Estado sobre as eleições regionais realizadas no último domingo (15). A Venezuela considera que o comunicado publicado na segunda-feira (16) faz parte de “campanha sistemática de ataques e ações hostis” contra o país.

Nicolás Maduro - AVN

No documento governo venezuelano exige que os Estados Unidos respeitem a “institucionalidade venezuelana”, ao mesmo tempo que denuncia à comunidade internacional que “tais agressões visam gerar novas tensões internas” no país.

O comunicado do Departamento de Estado dos EUA afirma que governo venezuelano é “uma ditadura autoritária” e salienta que os EUA levarão “todo o peso do poder econômico e diplomático americano a apoiar o povo venezuelano enquanto busca restaurar sua democracia”.

As eleições regionais da Venezuela acontecidas no último domingo levaram às urnas 61% da população do país, um dos maiores comparecimentos que o país já teve. Dos 23 governadores eleitos, a oposição elegeu 5 e a situação 18.