Partido Comunista da China elege novo Comitê Central

O novo Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) foi eleito nesta terça-feira (24) para dirigir o partido nos próximos cinco anos. Os 204 membros titulares e os 172 suplentes foram eleitos por 2.336 delegados na sessão de encerramento do 19º Congresso Nacional do Partido.

PC da China congresso 19 - Foto: Xinhua

“O congresso elege um novo Comitê Central do Partido, concluindo a sucessão organizacional”, disse o secretário-geral do PC e presidente da China Xi Jinping ao discursar na sessão de encerramento no Grande Palácio do Povo. Xi, de 64 anos, deverá ser  reeeleito para o cargo que ocupa desde o 18º Congresso na primeira sessão plenária do 19º Comitê Central do PCCh queocorrerá na quarta-feira (25). A reunião elegerá o Birô Político, o Comitê Permanente do Birô Político e o secretário-geral Também foram eleitos para a nova direção Wang Huning, Liu Qibao, Xu Qiliang, Sun Chunlan, Li Keqiang, Wang Yang, Zhang Chunxian, Zhao Leji, Hu Chunhua, Li Zhanshu e Han Zheng.

Segundo o Estatuto do Partido, a mais alta instância dirigente do PCCh é o Congresso Nacional e o Comitê Central aos quais estão subordinadas  todas as organizações constitutivas e todos os membros do Partido. O Congresso Nacional do PCC é realizado a cada cinco anos.

Mudanças estatutárias

O 19º congresso do Partido Comunista da China (PCC) decidiu incluir no Estatuto o pensamento militar de Xi Jinping e a “direção absoluta do Partido” sobre as forças armadas. Segundo a resolução, o PCCh deve exercer a direção absoluta sobre o Exército Popular de Libertação (EPL) e as outras forças armadas populares e implementar o pensamento de Xi para seu fortalecimento militar. O desenvolvimento do EPL será reforçado para aumentar sua lealdade política, fortalecido pela reforma e tecnologia e por sua atuação conforme a lei.

O PCCh deve construir forças do povo que obedeçam ao comando do Partido, possam lutar e vencer e manter a excelente conduta para garantir que o EPL cumpra suas missões e tarefas na nova era.

A inclusão desses conteúdos no Estatuto do Partido “ajudará a defender a direção absoluta do Partido sobre as forças armadas populares e modernizar a defesa nacional e militar”, diz a resolução.

Além disso, a emenda ao Estatuto do PCCh também esclareceu que o presidente da Comissão Militar Central (CMC) assume a responsabilidade integral pelo trabalho da comissão e que a CMC é responsável pelos trabalhos partidário e político nas forças armadas. Isto corresponde ao requisito realista para assegurar que a Comissão cumpra sua responsabilidade pela autossupervisão e autogovernança do Partido após a reforma militar, assinala a resolução.

Luta contra a corrupção

O Partido Comunista da China declarou em seu Estatuto revisado que o Partido deve “realizar esforços abrangentes” para garantir que “a luta contra a corrupção continue”, segundo uma resolução aprovada na terça-feira pelo 19º Congresso Nacional do Partido.

Desde o 18º Congresso Nacional, o Partido obteve progresso estável na realização da governança integral e rigorosa do partido, tomou diversas medidas para fortalecer sua construção, ganhou experiências abundantes e bem-sucedidas e obteve resultados significativos, que devem ser incluídos no Estatuto do Partido de forma oportuna, para que se tornem a vontade comum e norma de todo o partido.

O Partido tem que realizar firmemente a autossupervisão e praticar estritamente a autogovernança em todos os aspectos, diz o Estatuto revisado. Na sessão de abertura do 19º Congresso em 18 de outubro, Xi Jinping disse que a corrupção é “a maior ameaça” que o Partido enfrenta.

O Partido trabalhará para a adoção de legislação nacional anticorrupção e criar uma plataforma de denúncia da corrupção que cubra tanto as comissões de inspeção disciplinar como as agências de supervisão, disse o dirigente.

As autoridades disciplinares investigaram 440 funcionários de nível provincial ou superior por corrupção durante os últimos cinco anos, incluindo 43 membros e suplentes do Comitê Central do PCCh e 9 membros da Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID), informou Yang Xiaodu, vice-secretário da CCID em uma coletiva de imprensa durante a realizaçao do 19º Congresso Nacional do PCCh.