Filmes e debate marcam 100 anos da Revolução Russa

O dia 25 de outubro para os russos será marcado pelo centenário de um dos principais eventos da história contemporânea, a Revolução Russa, que levou ao poder o Partido Bolchevique de Vladimir Lênin, ao derrubar o regime dos czares. Para lembrar a data, atividades serão desenvolvidas em Fortaleza, com exibições de filmes relacionados ao tema e debate.

MBL-PE ameaça universidade por ato pelos 100 anos da Revolução Russa - Divulgação

Na próxima quinta-feira (26), às 18h30, na sede do Comitê Estadual do PCdoB-CE, será exibido o filme “Reds”. Na trama, o jornalista americano John Reed viaja à Rússia para documentar sobre a Revolução Boleshevik e retorna um revolucionário. Após do filme, o debate comentará sobre um dos mais importantes capítulos da história mundial, que teve o povo como protagonista.

O Cineteatro São Luiz também tem programação voltada para o centenário da revolução. Com mostra especial e gratuita, apresentará filmes russos na quinta-feira (26), e na sexta-feira (27). O primeiro a ser exibido é o longa "A Mãe", de Gleb Panfilov, em sessão que começa às 16h15. O filme mostra um retrato duro, vigoroso e pungente da Rússia pré-revolucionária, focado na transformação de Pelageya Nilovna, de camponesa submissa em mulher que se engaja na luta dos trabalhadores, ocupando o lugar de seu filho Pavel, preso e encarcerado pela polícia.

Já na sexta serão exibidos dois filmes: "Lenin em outubro", às 16h, e "Lenin em 1918", às 18h30. O primeiro apresenta a série de acontecimentos que culminou na saída da Rússia da Segunda Guerra Mundial enquanto o segundo filme do dia mostra os acontecimentos que se sucederam após a Revolução de Outubro e o atentado sofrido por Lenin.

A entrada para as sessões que serão todas legendadas são gratuitas e os ingressos podem ser retirados a partir de uma hora de antecedência de cada sessão na bilheteria do Cineteatro.

Serviço

Exibição de filmes sobre os 100 Anos da Revolução Russa

Filme “Reds” e debate: Quinta-feira (26), a partir das 18h30h na Sede do PCdoB-CE (Av. da Universidade, 3199)

Filmes “A Mãe”, “Lenin em outubro" e "Lenin em 1918" – Quinta-feira (26) e Sexta-feira (27) no Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 – Centro)

Programação Gratuita