Para votar com Temer, Fernando Coelho Filho pede desfiliação do PSB

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, pediu nesta quarta-feira (25) a desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Cooptados pela cúpula do PMDB ligada a Temer, o ministro e outros quatro integrantes pediram desfiliação "por incompatibilidade ideológica, política e programática".

Fernando-Filho-Marcelo-Camargo-Agência-Brasil22 - Agência Brasil

Coelho pediu exoneração temporária do ministério para assumir o mandato de deputado e votar a favor de Temer na sessão desta quarta (25).

Em reunião do diretório nacional do PSB, na semana passada, houve a recomendação para que parlamentares que votaram com o governo Temer, contrariando a decisão do partido, fossem expulsos, pois vinham contrariando reiteradamente a orientação da bancada. A expulsão foi impedida por liminar da Justiça.

Além de Coelho, saíram do PSB a deputada federal Tereza Cristina (MS) e os deputados Danilo Forte (CE), Fábio Garcia (MT) e Adilton Sachetti (MT).

De acordo com fontes citadas pela grande mídia, a saída do ministro e dos deputados foi fruto de um acordo para evitar um desgaste maior, já que eles respondiam a um processo disciplinar e a expulsão era dada como certa.

O racha ficou mais evidente na votação da primeira denúncia contra Temer, quando os deputados votaram pela rejeição da primeira denúncia. Na semana passada, a deputada Tereza Cristina foi destituída da condição de líder do partido na Câmara. Assumiu em seu lugar, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que mudou os integrantes da CCJ para garantir votos favoráveis à segunda denúncia contra Temer.