Miss Chile pede saída soberana da Bolívia para o mar

A Miss Chile, Valentina Schintser, usou seu espaço de destaque na imprensa para defender uma saída soberana da Bolívia para o mar. A disputa por território entre os dois países tramita no Tribunal Internacional de Haia desde 2013.

Valentina Schnitzer - Divulgação

Durante o concurso de Rainha Hispano-americana 2017, Valentina disse estar “ao lado da Bolívia” na disputa. “Creio que vocês precisam saber que o povo chileno está com a Bolívia, estamos com vocês e queremos que sigam lutando por seus direitos”.

A jovem chilena encerrou seu discurso dizendo que o mar pertence à Bolívia e o Chile deve ceder na disputa. Os participantes da cerimônia demonstraram apoio.

Imediatamente após o concurso, o presidente Evo Morales parabenizou a miss pela atitude “valente” e agradeceu o apoio. “Cumprimentamos a Miss Chile, Valentina Schnitzer, que com valentia expressa o sentimento do povo chileno: o mar pertence à Bolívia”, disse o presidente em sua conta no Twitter.
O chanceler boliviano, Fernando Huanacuni, também parabenizou Valentina pela “atitude integradora” ao se posicionar a favor da Bolívia.

A Bolívia perdeu sua costa para o Chile em 1879, durante uma disputa de território que incluiu também o Peru. Em 2013 o país solicitou à Corte Internacional de Haia uma negociação para reaver a saída soberana ao oceano Pacífico.

O argumento da Bolívia é de que, historicamente, o povo boliviano tem hábitos caiçara porque o país é composto por floresta, pelos Andes e pelo litoral. No entanto, desde então, o Chile não se posicionou sobre “devolver” parte do território ocupado na guerra.