Cinema: 11º For Rainbow abordará Resistência LGBT ao Conservadorismo

O Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual promove o respeito à pluralidade sexual e de gênero com mostra de filmes, shows, apresentações de dança, teatro, performances e exposições.

Cinema: 11º For Rainbow abordará Resistência LGBT ao Conservadorismo

Com o slogan “Amo quem eu quero, faço uma revolução”, o 11º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual – promove exibições de filmes nacionais e estrangeiros relacionados às vivências e ao cotidiano de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros no Brasil e no mundo. A programação é totalmente gratuita e acontecerá de 9 a 15 de novembro no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Na Mostra Competitiva Internacional, os curtas-metragens e longas concorrem em 13 categorias de premiação. Ao todo, foram mais de 1.283 inscritos para esta 11ª edição. Os 32 filmes selecionados representam países como Espanha, Índia, Kosovo, Colômbia, Estados Unidos, Bélgica, França, Alemanha, Finlândia, Croácia e Brasil, com destaque para três longas nacionais: “Meu Corpo é Político”, da diretora Alice Riff, que abrirá a competição, “Lampião da Esquina”, da diretora Lívia Perez, e “Música Para Quando as Luzes se Apagam”, do diretor Ismael Caneppele, que será exibido no último dia da mostra.

Segundo a jornalista e cineasta Verônica Guedes, diretora executiva do For Rainbow, o festival terá um tom explicitamente político em relação às edições anteriores: “É preciso dar voz àqueles grupos sociais que, dentro do recorte LGBT, têm sido os mais penalizados pela onda fascista que atingiu o Brasil. Os LGBTs, as mulheres e a juventude das periferias, principalmente negra e artista”, afirma.

Outras expressões

Além da mostra de filmes, o For Rainbow oferece uma série de eventos paralelos como debates, lançamentos de livros, apresentações de teatro e música. O tom de protesto do hip hop abre o festival, com um show dirigido pelo rapper e produtor cearense Erivan Produtos do Morro. A peça “Histórias compartilhadas”, cuja exibição causou polêmica ao mostrar a discriminação sofrida por homens transexuais, será apresentada pelo ator Ari Areia. O público também poderá conferir o espetáculo carioca “Le Cirque de La Drag”, show humorístico com Deydianne Piaf, festas com DJs convidados e performances de artistas transformistas da icônica boate Divine.

Retrospectiva

Ao longo de 11 anos, o For Rainbow exibiu mais de 750 filmes, apresentados em mais de 600 espaços culturais de todo o Brasil, atingindo um público médio de 100 mil pessoas. Capacitou mais de 800 pessoas e produziu 20 filmes, mobilizando centenas de artistas do mundo inteiro na luta pelos direitos LGBT e no incentivo à cultura de paz. O festival é realizado pelo Cenapop – Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania, instituição que atua no fortalecimento das lutas populares e das comunidades historicamente excluídas.

Serviço

11ª For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual

De 9 a 15 de novembro de 2017
Centro Cultural Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Entrada gratuita
Informações: (85) 98770 5228 / (85) 98222-2015
www.forrainbow.com.br