Luciana: Renovar forças e seguir na construção de saídas para o país

A presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE) comemora a realização do exitoso 14º Congresso ocorrido no último fim de semana, entre os dias 17 e 19, em Brasília-DF que contou com a participação de mais de mil pessoas, entre quadros e dirigentes do Partido, além de uma delegação internacional representando mais de 30 países. Para ela, “essa vitória só foi possível com a mobilização, a participação e a criatividade dos militantes e dirigentes do partido”.

Luciana Santos - Foto: Reprodução/PCdoB

Luciana explica que o ponto alto do encontro foi a oficialização da pré-candidatura do PCdoB, Manuela D’Ávila à presidência da República nas eleições de 2018, que foi ovacionada pela militância comunista. “Foram dias importantes de renovar as forças e seguir firme na construção de saídas para o país”, destacou a presidenta.

A presidenta nacional do PCdoB ressaltou que o discurso proferido pela pré-candidata aos congressistas "mostra que o PCdoB tem muito a dizer e a propor para o que o país reencontre o rumo de um projeto nacional de desenvolvimento, que garanta uma vida digna ao nosso povo e abra espaço para os nossos grandes sonhos".

Luciana Santos destaca ainda a presença no Congresso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos governadores Wellington Dias (PI) e de Flávio Dino (MA) e de representantes de vários partidos políticos e de movimentos sociais. "Foram dias importantes de renovar as forças e seguir firme na construção de saídas para o país e de enfrentamento destas forças retrógradas e reacionárias que implantaram um governo ilegítimo no nosso país e que tudo faz para entregar o patrimônio nacional, cortar direitos sociais dos trabalhadores e atacar a democracia".

Voto distrital e reforma da Previdência

Destaca ainda em vídeo, a ação associada a defesa do semiparlamentarismo, nesta nova fase do golpe. A inconstitucionalidade do "voto distrital misto aprovado no Senado, medida que só poderia ser aprovado por PEC". 

"Do mesmo modo estão empenhados em enfiar goela abaixo do povo uma reforma da previdência que retira direitos duramente conquistados pelos trabalhadores desde a década de 30 do século passado, e abrem espaço para a previdência privada", denuncia a presidenta comunista.

Luciana Santos orienta a militância comunista que os retrocessos impostos pelo governo Temer são batalhas "nas quais deveremos nos empenhar com vigor e mobilização popular. Com nosso esforço e construindo ampla frente poderemos vencer e nos preparar para novas batalhas", conclui.

Assista a íntegra do programa Palavra da Presidenta: