PCdoB Noroeste recebe Wander Geraldo e aprova agenda de lutas 

A direção do PCdoB da Zona Noroeste de São Paulo (SP), eleita na Conferência Distrital de 7 de outubro passado, voltou a se reunir nesta quinta-feira (23/11), na Freguesia do Ó. O encontro contou com a participação do presidente municipal do PCdoB de São Paulo (SP), Wander Geraldo, e ocorreu quatro dias após o encerramento do 14º Congresso Nacional do Partido, realizado em Brasília.

ZONA NORE

Segundo Wander, o Congresso fortaleceu a unidade partidária, ao reunir, 54 mil militantes do PCdoB em todo o Brasil, sendo 2.600 na capital paulista. As resoluções apontam para duas propostas centrais: 1) a formação de uma frente nacional ampla, de caráter democrático e progressista, para enfrentar a crise política e econômica do Brasil; e 2) a pré-candidatura da deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) à Presidência da República.

“Além de um prolongado período de desindustrialização – que compromete o crescimento econômico e o desenvolvimento nacional –, o Brasil está às voltas com muitos retrocessos. Depois do golpe, Temer e a direita querem impor um pacote de privatizações, reformas e cortes sociais”, afirmou o dirigente.

Eleições 2018

Para Wander, a indicação de Manuela à disputa presidencial de 2018 é uma “importante aposta” na busca pela unidade da esquerda. “Faz cerca de um ano que a direção nacional do PCdoB discute uma pré-candidatura presidencial. Com o anúncio do nome da camarada Manuela, oficializado em nosso Congresso e saudado até pelo ex-presidente Lula, a repercussão tem sido muito positiva”, avaliou.

Ainda sobre 2018, o presidente municipal do PCdoB declarou que a prioridade partidária, no estado de São Paulo, é a reeleição do deputado federal Orlando Silva e da deputada estadual Leci Brandão. “Mas temos de lançar uma chapa forte e competitiva na eleição à Assembleia Legislativa, para aumentar nossa bancada estadual. A Zona Noroeste precisa estar coesa e engajada nessa missão.”

Wander destacou, ainda, também o desgaste da gestão João Doria na Prefeitura de São Paulo – fato que requer uma oposição ainda mais organizada e qualificada do PCdoB. “Participamos do Fórum em Defesa da Cidade e defendemos um plebiscito sobre as privatizações propostas pela administração municipal. Cada região deve constituir suas próprias ‘frentes amplas’, para levar adiante as denúncias do governo Doria e propor alternativas.”

Desafios locais

Na reunião de quinta-feira, os dirigentes distritais definiram o calendário de atividades para as próximas semanas. De acordo com André Cintra, presidente do PCdoB Noroeste, uma das batalhas mais urgentes é a eleição para o Conselho Participativo Municipal (CPM), prevista para 3 de dezembro.

O líder comunitário Paulo Soares, militante do PCdoB desde 2002 e ativista nas causas do esporte e da cultura, é candidato ao CPM da Freguesia/Brasilândia, com o número 36.726. “Não podemos ficar um dia sem campanha para nosso camarada, que tem chances reais de ser eleito”, disse André.

Outra preocupação no radar da direção distrital é o planejamento político e organizativo do PCdoB na região Noroeste. “Vamos mobilizar nossas bases e convocar um seminário específico de planejamento na primeira quinzena de 2018. O objetivo é construir um plano de desenvolvimento regional para a Zona Noroeste e um projeto de estruturação partidária”, disse o presidente distrital do PCdoB. “Todas as secretarias da direção devem se preparar para esse desafio.”

O PCdoB na Zona Noroeste

A direção do PCdoB Noroeste tem a seguinte composição: André Cintra (presidente), Benedito Cintra, Camilla Guellis, Clayton Lima, Dárcio Pereira – “Dadá” (secretário de Formação), Douglas Mello, Jorginho “Saracura” (secretário de Finanças), Luís Flávio “Flavinho”, Otacílio Ribeiro (vice-presidente), Regiane Alves (secretária de Movimentos Sociais), Ribeiro Cintra (secretário de Organização), Rose Silva e Sula Santos (secretária de Comunicação).

Confira o calendário de lutas aprovado:

25 de novembro
3º Encontro do “Ciclo Histórias da Várzea – O Futebol Amador na Cidade de São Paulo”
Das 9h às 13h
Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/n)

Reunião sobre “Segurança no Bairro” (com a presença do comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar)
Das 9h às 13h
Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues (Rua João Cordeiro, 929, Moinho Velho)

26 de novembro
8ª Festa dos Casais de Mestres-Salas e Porta-Bandeiras e baianas da Unidos do Peruche (com feijoada a R$ 15)
Das 12h às 18h
Quadra da Unidos do Peruche (Rua Samaritá, 1040 (ao lado da Ponte do Limão)

28 de novembro
Reunião do Secretariado do Distrital Noroeste
Às 9 horas

29 de novembro
Lançamento da Cartilha da Reforma Trabalhista
Às 18 horas
CTB-SP (Av. Brigadeiro Luís Antonio, 393, 2º andar)

02 de dezembro
Lançamento do Samba da Cachoeira
Das 12h30 às 17h
Clube da Comunidade (CDC) de Vila Palmeiras (Av. Inajar de Souza, 1.000)

03 de dezembro
Eleição para o Conselho Participativo Municipal
Das 8h às 17h
EMEF Professor Gilberto Dupas Avenida (Cachoeirinha), Prefeitura Regional da Casa Verde, EMEI Dr Enzo Silveira (Limão), EMEF Geraldo Sesso Júnior (Brasilândia) e EMEF Joaninha Grassi Fagundes (Freguesia do Ó)

04 de dezembro
Audiência Pública do Parque Municipal da Brasilândia
Das 14h às 17h
Câmara Municipal de São Paulo (Sala Oscar Pedroso Horta – 1º Subsolo)

05 de dezembro
Greve Nacional contra a Reforma da Previdência

Ato Solene Dia Nacional do Samba – Memória do Samba Paulista
Às 19h
 Assembleia Legislativa de São Paulo (Plenário Franco Montoro)

Primeira quinzena de janeiro
Seminário de Planejamento do PCdoB Noroeste