Novo comitê municipal do PCdoB de Belo Horizonte define diretrizes

O novo comitê municipal do PCdoB de Belo Horizonte realizou a sua primeira reunião e aprovou resolução com as diretrizes para o próximo mandato. O encontro aconteceu no último sábado e contou com a participação da deputada federal Jô Moraes e do membro do Comitê Central, Adalberto Monteiro. Os dirigentes comunistas fizeram um balanço do processo do congresso partidário realizado nos últimos meses, quando reuniram 580 filiados em 52 organismos de bases da capital. .

Veja a íntegra da resolução:

PCdoB BH - Divulgação

Diretrizes do PCdoB de Belo Horizonte

O curso político no Brasil continua instável e imprevisível. Contudo, nos últimos meses as forças conservadoras instaladas no poder central lograram vitórias importantes como a reforma trabalhista e a venda do patrimônio nacional. O Partido da Lava Jato, depois de cumprir rigorosamente sua maquiavélica missão em dividir o pais, perseguindo lideranças, judicializando e criminalizando a politica, criando um clima hostil à nação para que as elites brasileiras entrega de vez o patrimônio público aos grandes grupos internacionais, agora, ameaça inclusive até a queda do presidente golpista e ao promover a divisão interna do principal partido da Direita como forma de reforçar seu controle sobre a agenda do país.

Atuando nesse cenário altamente adverso, as forças progressistas vêm buscando apostar na construção de alternativas: PT avança com a pré-candidatura de Lula (como contra-ataque à Lava-jato), PDT e Ciro Gomes buscam se firmar em uma parcela do setor progressistas. Além disso, e de forma profundamente convicta, o PCdoB lançou após cinco décadas, uma candidatura para presidência da República, apresentando o nome de nossa camarada Manuela D’àvila para o pleito presidencial. Tal atitude reveste de enorme importância pois nossa candidatura funcionará como um grande instrumento para debater o necessário Novo Plano Nacional de Desenvolvimento com a garantia de mais investimentos e geração de emprego e renda Decisão que vem galvanizando a militância comunista e atraindo novos setores. O PC do B também considera que a candidatura própria, além de legitima, contribuirá para buscarmos a necessária unidade da Frente Ampla.

O partido promoveu uma propaganda mais ofensiva de divulgação de seu 14º Congresso Nacional, que mobilizou 60 mil filiados em todo Brasil, para realizar o debate de nossa resolução política nacional. Em Belo Horizonte, considerando uma conjuntura adversa, construímos uma vitoriosa Conferencia Municipal. Reunimos 580 camaradas em 52 organismos de bases, realizamos 02 conferências distritais e chegamos a 1.300 filiados recadastrados no PCdoB Digital, perfazendo o 4º lugar entre capitais brasileiras com filiados recadastrados. Na Conferência estiveram presentes mais de 200 camaradas, na condição de delegados foram 147 camaradas.

Partir da experiência acumulada, temos o desafio de construir um partido forte, que dispute a hegemonia na capital, falando para milhares, e assim fortalecendo sua presença no parlamento, sem nunca perder de vista o necessário enraizamento do partido na luta do povo, constituindo-se para tanto um partido de referência nacional.

Para isso precisamos assegurar à governança democrática e unitária de uma organização política de maior porte, capaz de falar a todos os trabalhadores e alcançar a sociedade com suas propostas. E também combinar de forma justa a atuação dos quadros na esfera político-institucional com a perspectiva estratégica de acumulação de forças para mudanças profundas na sociedade. Construindo um Partido combativo, unido, imerso na luta de massas, da luta classista, da luta social, eleitoral, cultural, ambiental e de ideias, apto a lutar pela hegemonia no rumo de seu projeto.

Diretrizes políticas gerais

– Buscar o desenvolvimento sustentável do Partido, consolidando o Fórum de Quadros de Base da Capital e instituindo o Fórum de Luta de Massas.
– Estreitar a relação entre o mandato e a direção do partido, afim de que possamos buscar acumular coletivamente sobre os temas da vida política da cidade.
– Convocar o seminário do PCdoB-BH com objetivo debater a realidade de Belo Horizonte do ponto de vista político, econômico, social e aprofundar o domínio sobre as questões de relevância para a cidade e atualizar a nosso posicionamento político diante a conjuntura municipal;
– Realizar um movimento de ampliação das fileiras partidárias, buscando alcançar para a 16ª – — Conferência Municipal 2.000 filiados na base, com campanha de filiação periódica com meta, ações e agitação política pela cidade.
-Empreender esforços para mobilizarmos política e organizativamente 200 quadros.
-Instituir a diretriz de pelo menos um quadro por núcleo partidário, não haverá base sem quadro responsável.
– Constituir níveis diferentes de organismos de base: base planejada; base implementada e base consolidada.
-Ampliar a presença de membros ligados à produção do conhecimento científico no próximo CM. Saindo de 5% (atual) para 10%.
-Empreender um esforço na construção do sistema de formação a partir de cursos periódicos, formação a distância, atualização diária a partir da rede vermelha e o do aplicativo.
-Fortalecer a nossa participação nos conselhos da sociedade civil, como instrumento de articulação da sociedade com o poder público, em especial o conselho tutelar que acontece por via de eleições diretas.

Belo Horizonte, 25 de novembro de 2017.