Primeira diretoria da Abemec/CE toma posse

A Assembleia Legislativa realizou, nesta terça-feira (28/11), sessão solene para posse da primeira diretoria da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos e Industriais – Secção Ceará (Abemec/CE). A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio e atendeu a solicitação do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT).

Primeira diretoria da Abemec/CE toma posse

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) presidiu a sessão e comentou que o País vive um momento de “escuridão”, no qual está havendo uma diminuição dos investimentos em diversas áreas do conhecimento, sobretudo na ciência e na tecnologia. “Tenho a convicção de que, sem grandes investimentos em tecnologia e nas engenharias, a gente não vai conseguir os avanços dos quais o País precisa”, afirmou. O parlamentar parabenizou a primeira diretoria da entidade e disse ter muita esperança que ela possa contribuir para o crescimento das engenharias no Ceará e no Brasil.

O secretário de Estado das Cidades, Jesualdo Pereira Farias, acrescentou que é triste o descaso do Governo Federal com a área da ciência que, segundo ele, é também a área da inovação, “aquela única capaz de fomentar a retomada do desenvolvimento”. O gestor destacou ainda o importante papel que associações como Abemec/CE podem desenpenhar neste momento da vida nacional.

“Há um contraste enorme entre sermos a 9ª economia do mundo e estarmos em 81º lugar na competitividade internacional. Por isso mesmo, é necessário que associações como esta, que estamos iniciando hoje, tenham em sua pauta de trabalho e suas lutas reivindicações voltadas para a retomada dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação, para que tenhamos mais engenheiros envolvidos no processo de desenvolvimento econômico do nosso País”, avaliou.

Já o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos e Industriais – Secção Ceará, Ricardo de Albuquerque Mendes, empossado hoje, falou sobre o porquê da criação da Abemec/CE neste momento de crise econômica nacional. “A engenharia é a mais forte aliada que o país tem para sair da crise, porque são os engenheiros, nas diversas modalidades, produzem a matéria-prima, realizam a construção da infraestrutura e estão nas indústrias, fabricando tudo que necessitamos. São os engenheiros que devem comandar a quarta revolução, baseada no conhecimento e na inovação”, destacou.

Durante o evento foram homenageados os engenheiros mecânicos Alberto Leite Barbosa Belchior, Jesualdo Pereira Farias, José Maria Sales Andrade Neto e Lúcia Maria Barbosa Oliveira; o engenheiro industrial e metalúrgico Luiz Ary Romcy; e o engenheiro de aeronáutica, Antônio Telmo Nogueira Bessa (in memoriam).

Também estiveram presentes na solenidade o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico (SDE), Estevão Sampaio Romcy; a vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará; Thereza Neumann; e o conselheiro do CREA engenheiro José Alfredo Firmeza de Sousa.