Maia: Se não votar Previdência em fevereiro será impossível aprová-la

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que se a reforma da Previdência não for votada até 20 de fevereiro do próximo ano ficará impossível aprová-la.

Maia - Alex Ferreira/Agência Câmara

“Se a gente não conseguir condições para votar ali, 19, 20 de fevereiro, é impossível. Aí é melhor ir para outro tema”, disse Maia na entrevista publicada neste domingo (17).

Sem votos, o governo foi obrigado a retirar a proposta da pauta, tendo que mudar os planos de aprovar a reforma ainda em 2017. A articulação do governo é para tentar garantir os 308 votos necessários para aprovar a emenda constitucional depois do Carnaval.

Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a reforma precisa de 308 votos favoráveis dos 513 deputados, em dois turnos de votação.

“Não tem plano B. O que você tem de olhar é o que, do ponto de vista do equilíbrio fiscal, pode ser feito. Mas não quero tratar desses pontos porque vou estar jogando a toalha. Então, só depois do dia 19 de fevereiro”, disse Maia.

Segundo ele, as duas denúncias contra o Temer apresentadas pela Procuradoria-Geral da República tiveram um papel de limitar o número de deputados que apoiam a reforma. Mas além disso, o governo enfrenta uma forte rejeição popular que aumenta seu desgaste. E apoiar uma reforma que retira direitos vai representar também a retirada de votos nas urnas em 2018.

Diante da possibilidade de ver a reforma voltar para a gaveta, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, admitiu que o governo negocia mudanças na última versão do texto, a chamada “reforma enxuta”.

A primeira versão da reforma, apresentada ainda em 2016, previa uma economia de R$ 800 bilhões em 10 anos. Essa economia caiu para R$ 480 bilhões com a última versão do texto, de três semanas atrás.