Luciana Santos: "Aumentar a resistência contra as reformas nas ruas"

Em vídeo divulgado nesta quarta-feira (20), a presidenta do PCdoB, Luciana Santos conta como foi sua participação no Congresso do PC da China. No Brasil, Luciana destacou também a atuação da bancada comunista na tentativa de barrar a reforma da Previdência na Câmara. Para ela é preciso aumentar a resistência contra as reformas também nas ruas.

Luciana Santos - Foto: Reprodução

A dirigente comunista contou a importância da representatividade do Partido Comunista do Brasil na 19ª edição do Congresso do PCCh. Neste ano, o tema foi a importância da construção de uma comunidade com destino comum e da responsabilidade dos partidos políticos na construção de um mundo melhor, contou.

"Sabemos que os partidos são fundamentais em uma democracia, mas não é isso que estamos vivendo nos últimos tempos no Brasil. Recentemente, com a mudança significativa do sistema político imposta pela reforma política antidemocrática, os partidos populares perderam importantes direitos eleitorais, e se não continuarmos lutando poderemos perder ainda mais", observou a dirigente.
Frente ampla

Para Luciana Santos, os partidos políticos devem atuar, no seu conjunto, para a organização e expressão da vontade popular. "E nisso, o PCdoB joga papel fundamental na construção de convergência de amplas forças que é a nossa Frente Ampla! É essa a experiência que o Congresso na China nos traz, o da convergência, o da busca por um mundo de paz e desenvolvimento, de respeito à soberania das nações, embalado com a convicção de que outro mundo é possível.", analisa.

Em contraponto, Luciana destacou a reforma política aprovada este ano no Brasil, visando enfraquecer a representatividade dos partidos políticos.

Reforma da Previdência

Sobre a reforma da previdência social e os conluios do governo com os setores interessados na previdência privada, a dirigente orientou os comunistas que é preciso aumentar a resistência e a conscientização também nas ruas. “Essa reforma pode trazer imenso prejuízo para o nosso povo. Estaremos juntos, lutando até o fim contra esta reforma criminosa”, completou Luciana.

Assista a íntegra: