Prefeitura de Fortaleza inicia matrículas de alunos novatos

O período de matrículas para alunos novatos ocorre de 3 a 9 de janeiro na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Os pais ou responsáveis devem estar atentos às datas do calendário para garantir a vaga dos seus filhos. O calendário foi elaborado para oferecer mais agilidade ao processo e conforto aos pais, evitando filas de espera.

Prefeitura de Fortaleza inicia matrículas de alunos novatos

No dia 3, será a vez da matrícula de alunos novatos a partir de 4 anos de idade (pré-escola) até o 1º ano. No dia 4, poderão se matricular os alunos do 2º ao 4º ano; no dia 5, alunos do 5º ao 7º ano; no dia 8, alunos do 8º e 9º ano; e no dia 9, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para vagas em creches de crianças de 1 a 3 anos, a Secretaria Municipal da Educação (SME) orienta a inscrição no Registro Único, que pode ser feita em qualquer unidade de educação infantil da rede.

Vale lembrar ainda que essas datas são estipuladas para organização do calendário, no entanto, as matrículas para ingresso de alunos nas escolas municipais estão abertas durante todo o ano.

Documentação

Para efetivar a matrícula de alunos novatos, os responsáveis devem procurar a escola mais próxima de sua residência e apresentar a seguinte documentação: certidão de nascimento; documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem); três fotos 3×4; cartão de identificação social do responsável legal (NIS); comprovante de residência; cartão de vacinação atualizado para Educação Infantil e Ensino Fundamental e CPF ou RG do responsável, quando o aluno for menor de idade.

Para realizar a inscrição no Registro Único, os pais ou responsáveis devem entregar a seguinte documentação: carteira de trabalho ou declaração que comprove o trabalho; cópia da certidão de nascimento; cópia do comprovante de endereço; cópia do cartão de vacina; cópia do RG e CPF do responsável; cópia do comprovante da renda mensal da família; cópia do laudo ou avaliação pedagógica das crianças com deficiência; cópia do cartão bolsa família e duas fotos 3×4.

É importante ressaltar que a ausência de algum documento não pode ser impedimento para efetivação da matrícula. Caso o aluno não possua algum dos documentos solicitados, os Conselhos Tutelares de cada Distrito de Educação devem ser acionados para regulamentação da documentação. O responsável pode efetuar a matrícula e depois entregar a documentação.

Organização do calendário

As matrículas antecipadas da Educação Inclusiva aconteceram no período de 20 a 27 de novembro. O objetivo foi identificar as necessidades educacionais específicas dos alunos, mapear as escolas e assegurar, de forma prévia, a organização dos suportes e recursos de acessibilidade física e pedagógica. Os pais que perderam o prazo estabelecido ainda podem procurar qualquer unidade e efetivar a matrícula do seu filho.

Em dezembro, além de ter iniciado o período de inscrições no Registro Único para as turmas de creches e ter ocorrido a confirmação de matrícula dos alunos veteranos, a SME disponibilizou prazo de pré-inscrição para as Escolas de Tempo Integral (ETI).

A relação final com os alunos selecionados será divulgada na ETI de interesse do aluno até o dia 2 de janeiro, considerando o número de vagas e os critérios de prioridade. A confirmação da matrícula deve ser realizada no período de 4 a 8 de janeiro.

Nos casos de alunos de ETI, à documentação acrescenta-se, ainda, o termo de adesão assinado pelo aluno e responsável, confirmando a opção pelo tempo integral; questionário socioeconômico devidamente preenchido e assinado pelo responsável e a ficha de Saúde do Estudante devidamente preenchida e assinada pelo responsável.

Serviço

Calendário de matrículas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza

3 de janeiro: matrícula de creche (1 a 3 anos) e da pré-escola ao 1º ano (4 a 6 anos);
4 de janeiro: do 2º ao 4ª ano (7 a 9 anos);
5 de janeiro: do 5º ao 7º ano (10 a 12 anos);
8 de janeiro: 8º e 9º ano (13 e 14 anos);
9 de janeiro: Educação de Jovens e Adultos (a partir de 15 anos).

Informações: 3459 5943

Documento com diretrizes da matrícula para 2018