Maioria dos brasileiros é contra porte de armas de fogo no país

Segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (8), 56% dos brasileiros são contra a ampliação do porte legal de armas. O índice se manteve estável em relação ao ano passado, quando 55% dos entrevistados informaram ser contrários à extensão do porte de armas de fogo para todos cidadãos.

armas de fogo

Apesar da porcentagem se manter constante entre 2016 e 2017, houve um pequeno aumento em relação aos anos anteriores. Em 2013, 68% se diziam contrários à medida, já em 2014 houve um pequeno recuo para 62%, apontam as pesquisas anteriores.

Nesse último levantamento do Datafolha, os moradores das capitais respondem pelo maior percentual de apoio à proibição de porte de armas (62%). O mesmo acontece em cidades com mais de 500 mil habitantes.

Já no que se refere ao gênero, as mulheres são mais contrárias a liberação do porte de armas do que os homens. Elas representam 65%.

Legalização do porte de armas em áreas rurais

Enquanto isso, está em pauta no Congresso a discussão sobre a possibilidade de liberação do uso de armas para produtores e trabalhadores rurais maiores de 21 anos – projeto de lei aprovado em novembro de 2017 pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ).

Até outubro de 2017, o número de mortos por armamento de fogo apenas em casos de conflito agrário chegou a 64 pessoas, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Ainda segundo a comissão, 220 pessoas morreram vítimas de 46 massacres em nove estados brasileiros ao longo dos últimos 32 anos.

Ou seja, com a aprovação desse projeto, o número de vítimas pode crescer ainda mais, de acordo com organizações de direitos humanos.