Kennedy Alencar admite: TRF-4 recebeu bola quadrada de Moro

Em seu comentário político divulgado na manhã desta segunda-feira (22), no jornal da CBN, o jornalista Kennedy Alencar admite que devido a "fragilidade jurídica na sentença", o "correto seria a absolvição" do ex-presidente Lula no caso do Triplex e quem quer uma condenação moral de Lula deve fazer isso nas urnas e não em um julgamento frágil.

Kennedy Alencar e Lula - Fotomontagem

Intitulado "Divergência entre MP de Porto Alegre e de Curitiba pode ser vantajosa para Lula", Kennedy Alencar compreende que  "há margem jurídica para absolvição". O julgamento do ex-presidente Lula ocorrerá em sessão na próxima quarta-feira (24), pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), sediado em Porto Alegre.

Segundo o comentarista da Globo, "os três desembargadores que julgarão o recurso de Lula terão desafio inédito na Lava Jato, porque analisarão sentença extremamente contestada por boa parte dos juristas e advogados", admite.

Kennedy discorre que "advogados criminalistas apontam fragilidades da sentença de Moro, como inversão do ônus da prova, condenação por fato que não consta da denúncia e incapacidade de provar a ligação entre a reforma no apartamento com três contratos da OAS com a Petrobras".

Quem quer uma condenação política e moral de Lula pode fazer isso nas urnas

O comentarista destaca ainda que a decisão do Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, se confirmada ou não, terá forte influência no rumo político do Brasil. Isso aumenta muito a responsabilidade dos desembargadores".

Para ele, "quem quer uma condenação política e moral de Lula pode fazer isso nas urnas", diz sobre Lula ser presidenciável e está em primeiro lugar nas intenções de voto na disputa eleitoral deste ano.

Kennedy sugere que "os desembargadores terão de fundamentar melhor as suas decisões, caso optem pela condenação. Diferentemente de casos em que delatores assumiram culpas e apresentaram provas, Lula contesta com argumentos jurídicos consistentes a condenação de Moro".