Por dentro do PCdoB São Paulo: Vital Nolasco e o Movimento Sindical

 A série “Por dentro do PCdoB São Paulo” apresenta os desafios e as prioridades dos comunistas na capital paulista, conforme o Seminário de Planejamento promovido em 20 de janeiro pelo Comitê Municipal do Partido. A cada entrevista da série, um secretário municipal apresentará, brevemente, os planos de atuação partidária em sua respectiva área. É uma maneira de você – dirigente, militante, filiado e simpatizante – ficar cada vez mais “por dentro do PCdoB”!

vital

Com 71 anos de idade – e 53 de vida pública –, Vital Nolasco é secretário sindical do PCdoB São Paulo (SP) e dirigente nacional do Partido. Foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, vereador por dois mandatos e secretário nacional de Finanças do PCdoB. Sua entrevista é a segunda da série “Por dentro do PCdoB São Paulo”

VermelhoSP: Qual é a importância da Secretaria Sindical para o PCdoB São Paulo? Por que essa área deve receber a atenção do conjunto dos dirigentes e da militância – e não apenas da própria Secretaria?
Vital – A organização do Partido entre os trabalhadores sempre foi prioridade nossa. Nosso 14º Congresso, em 2017, reafirmou essa prioridade. Sem um partido comunista enraizado entres os trabalhadores, não cumpriremos nossa tarefe histórica – que é implantar o socialismo em nosso País. Aliás, o nome da secretaria é “Sindical e dos Trabalhadores”.

Como está organizado o Partido entre os trabalhadores na capital paulista hoje?
– Temos bases em categorias importantes, como metroviários, condutores (motoristas e cobradores), bancários, vidreiros, marceneiros e trabalhadores dos Correios. A base metalúrgica está em processo de implantação. Estamos organizados também entre trabalhadores do Hospital das Clínicas e da saúde em geral. Essas bases ainda são de categorias, mas pretendemos que se expandam para os locais de trabalho. A meta é ter ao menos uma organização de base a cada local com presença de militantes.

Quais são as prioridades apontadas no planejamento da Secretaria Sindical aprovado no Seminário? De que maneira esses encaminhamentos podem ajudar o PCdoB a se estruturar e se fortalecer mais em São Paulo?
– Definimos como prioridade a participação nas lutas políticas gerais – em defesa da democracia, contra o governo golpista de Michel Temer (PMDB) e contra o fim da aposentadoria. Também devemos participar da batalha eleitoral, lutando para consolidar a pré-candidatura de Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) à Presidência.

Do ponto de vista de categorias mais específicas, é prioritária a luta para voltarmos à diretoria do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (conhecido como Sindicato dos Condutores). Temos de nos dedicar, também, à preparação do Congresso do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, tendo em mente sermos hegemonia nessa entidade. É preciso, enfim, participar nas lutas gerais e específicas das mais diversas categorias.

O PCdoB indicará lideranças sindicais para disputar as eleições 2018 em São Paulo? Os avanços do Partido entre os trabalhadores, ao longo do ano, podem ajudar essas campanhas eleitorais?
– Definimos que sim – vamos lançar candidatos. Onde houver liderança com esse perfil e acúmulo na categoria, o objetivo é viabilizar sua candidatura.