PCdoB repudia ataques racistas contra Olívia Santana

A dirigente nacional do PCdoB e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte no Governo da Bahia, Olivia Santana, foi vítima de agressões neste sábado (3), no Hotel Catussaba, em Salvador.

Convidada pela vice-presidenta da Federação Nacional de Automobilismo, Selma Moraes, ela foi participar do “Folia do Batom”, uma confraternização das mulheres que fazem o Rallye do Batom, evento que sempre contou com o apoio da Setre-Sudesb. Durante o evento, uma senhora se dirigiu a ela como se fosse para cumprimentá-la. Neste momento, a agressora apertou fortemente a mão da secretária e não atendeu aos apelos para que a soltasse.

Disse em tom de provocação que Olivia é uma “comunista” e por isso não deveria estar no Hotel Catussaba. Gritava que ela tinha que voltar para a favela, que lá seria seu lugar adequado.

A polícia foi chamada e a agressora foi levada para a Delegacia de Flagrantes. Olivia prestou depoimento ainda na noite do ocorrido, quando formalizou a denúncia. Na Delegacia, pessoas com camisas que propagandeiam a volta da ditadura militar prestavam solidariedade ao ato covarde, uma demonstração de que grupos fascistas agem de maneira organizada.

As direções Municipal e Estadual do PCdoB manifestam irrestrita solidariedade a Olivia Santana, ao tempo em que exigem punição exemplar à agressora, para que fatos dessa natureza não se repitam.
"As lutas pelas liberdades democráticas e contra o racismo sempre foram bandeiras do PCdoB. Portanto, repudiamos a onda de ódio, intolerância e discriminação racial que se alastra pelo país", diz o partido em comunicado oficial.