Secitece: Parceria entre Ceará e Portugal garante Air Centre no Estado

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e o Governo do Ceará, por meio da Secitece, irão formalizar, em fevereiro, um memorando de intenções para a instalação, no Estado, de um polo do Air Centre – Centro de Investigação Internacional do Atlântico.

Parceria entre Brasil e Portugal

O polo irá facilitar as pesquisas em diversas áreas, como oceanografia, energias alternativas e mudanças climáticas. A plataforma já existe em países da América, Europa e África, funcionando como uma rede de infraestruturas científicas e tecnológicas para investigação integrada e distribuída no Atlântico.

De acordo com o professor da Uece e coordenador da RedeNIT-CE, Samuel Façanha, a implantação do Air Centre no Estado ampliará a pesquisa cearense para todo o mundo, estimulando esse protagonismo científico no Atlântico. O polo também facilitará a formação e a mobilidade de investigadores científicos.

O Governo do Ceará já possui outras parcerias com Portugal, a exemplo do convênio firmado entre a Funcap e a Fundação de Ciência e Tecnologia do país, para financiamento de projetos de pesquisa conjunta.