Quarterização do carnaval paulistano pode ter causado a morte de jovem

O jovem Lucas Antônio Lacerda da Silva (22 anos) morreu eletrocutado após encostar em um poste no cruzamento da rua da Consoloação com Rua Matias Aires, no domingo (4). Lucas participava do desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta quando levou um choque elétrico ao encostar em um poste usado para controlar a travessia de ruas por pedestres. A prefeitura transferiu a responsabilidade da organização e monitoramento do carnaval para uma empresa que, por sua vez, contratou outra empresa.

BAIXO AUGUSTA

Duas câmeras foram instaladas no poste pela empresa GWA System, contratada pela empresa Dream Factory, vencedora da licitação feita pela Prefeitura de São Paulo. A Dream foi contratada por R$ 20 milhões para organizar o carnaval de rua. Suspeita-se que para obterem energia, as câmeras estavam ligadas por um fio a um poste de iluminação pública.

A prefeitura informou que não autorizou a colocação das câmeras. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) confirma que as câmeras não pertencem ao órgão e que não foi comunicada nem autorizou sua instalação. O Departamento de Iluminação Pública afirma que também não recebeu pedido ou concedeu autorização para instalação de câmeras. O prefeito Doria afirmou à imprensa que as câmeras foram instaladas indevidamente e em condições técnicas inadequadas.

Em entrevista à jornalista Luiza Zanchetta, do programa de TV Brasil Urgente, de terça (06), o delegado Júlio César Geraldo, que investiga o caso afirma que, "há notícias que o poste dava choques ha pelo menos dois dias", mas que são notícias de testemunhas e ainda não há confirmação da perícia. O delegado também aguarda a confirmação pericial para saber se as câmeras estavam ligadas ao poste de iluminação pública.

Em nota, Dream Factory diz que vai aguardar o resultado da perícia sobre o motivo que causou a morte do rapaz, que lamenta o ocorrido e está à disposição para colaborar com as investigações e diz que vai aguardar o resultado da perícia sobre o motivo que causou a morte do rapaz. A GWA System ainda não se pronunciou.

Criado em 2009, o Acadêmicos do Baixo Augusta levou um milhão de pessoas para as ruas. Figuras públcias como Alessandra Negrini, Leandra Leal, Mariana Ximenes e Sophie Charlotte participaram da folia. O tema “É Proibido Proibir” levou aos microfones músicos como Leci Brandão, Simoninha, Maria Rita, Emanuelle Araújo e Tulipa Ruiz. O desfile estava autorizado e consta da programação oficial da prefeitura. Todos estiveram expostos a um risco desnecessário.