Partido exige que presidente da África do Sul renuncie ao cargo

O partido Conselho Nacional Africano (ANC) decidiu na noite desta segunda-feira (12) dar um prazo de 48 horas (que termina à meia noite de quarta-feira, hora de Pretória) para que o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, deixe o cargo. Acusado de envolvimento em um escândalo de corrupção, o chefe de Estado tenta se manter no poder.

Jacob Zuma - GovernmentZA

Após nove horas de negociações, os representantes do ANC decidiram dar dois dias para que que Zuma deixe o cargo, segundo informações do canal de televisão local SABC. O presidente de 75 anos está enfraquecido após uma série de escândalos de corrupção envolvendo seu nome.

O chefe de Estado foi substituído na chefia do ANC em dezembro por seu vice-presidente, Cyril Ramaphosa. Desde a semana passada, o vice, está em discussão direta com Zuma para negociar os termos da demissão e assegurar a transição na liderança da África do Sul.

O conselho nacional executivo do ANC tem o poder de pedir a demissão de Zuma da presidência. No entanto, o partido tem todo o interesse para que o chefe de Estado se demita sem ser forçado. O equivalente a um impeachment acentuaria as divisões internas do partido, no poder desde o fim do regime do Apartheid, em 1994.

Segundo a imprensa local, Zuma teria feito uma lista de exigências para deixar o poder. Uma das condições seria sua imunidade.

Essa não é a primeira vez que um presidente sul-africano é pressionado a se demitir. Em 2008, após ser eleito na liderança do ANC, Zuma participou das manobras para afastar Thabo Mbeki da presidência. Desde então, várias denúncias envolveram seu nome.