Emma Gonzales, a sobrevivente e ícone da luta pelo controle de armas

Uma estudante que sobreviveu ao tiroteio que matou 17 alunos na Florida fez um discurso emocionante sobre a necessidade do controle de armas. Um adolescente abriu fogo em uma escola na pequena cidade de Parkland, 45 quilômetros no norte de Miami, matando 17 alunos e deixando mais de doze feridas

Emma Gonzales

Nikolas Cruz foi preso. Fotos mostram cenas de estudantes assustados saindo da escola com suas mãos para o alto. Emma Gonzales, estudante da Marjory Soneman Douglas High School, estava no auditório da escola e pensou que o barulho dos tiros fosse de alguma reforma até os responsáveis mandarem todos correrem. Gonzales, cujo discurso tornou-se viral nas redes e seu nome tendência nas mídias sociais durante o fim de semana, foi saudada como um ícone e uma líder na luta pelo controle de armas.

“Isso não é só questão de doença mental. Ele não teria machucado tantas pessoas com uma faca”, disse Emma, dirigindo-se a uma multidão em uma manifestação de controle de armas em Fort Lauderdale no sábado (16).

A voz apaixonada da aluna tremia de indignação quando desafiou o tweet do presidente dos EUA, Donald Trump, chamando a atenção para o fato de que haviam "tantos sinais" de que o assassino estava "perturbado mentalmente". "Se o presidente quiser vir até mim e dizer na minha cara que foi uma terrível tragédia e como nunca deveria ter acontecido e continuar nos dizendo que nada vai ser feito sobre isso", disse Emma, “eu vou perguntar a ele quanto dinheiro ele recebeu da National Rifle Association (Associação Nacional do Rifle)".

O Sr. Trump recebeu milhões de dólares para a campanha presidencial de 2016 da National Rifle Association – uma organização poderosa que se opõe a qualquer tipo de controle de armas. Deixando cair lágrimas de seus olhos em vários momentos durante o discurso, a Emma Gonzales levou a multidão em gritos de "vergonha para você!", depois de se referir a políticos aceitando doações da National Rifle Association.

"Para cada político que está ganhando doações da NRA, é uma vergonha para você", disse ela. Gritos de "já é suficiente!" e "não às armas!", ecoaram através das multidões e os participantes brandiram cartazes dizendo "protejam vidas e não armas".

Pessoas de alto perfil e usuários de redes sociais se apresentaram para aplaudir Emma por seu discurso corajoso. "Isso mesmo Emma Gonzales!!! Obrigado por sua voz, e por sua bravura e honestidade ao usá-la", twittou a atriz Zendaya. "A estudante de Marjory Stoneman Douglas, Emma Gonzalez, é uma heroína", disse Joan Walsh, colaboradora política da CNN.

"Nós vamos ser o último tiroteio em massa", disse ela à multidão. "Vamos mudar a lei. Isso será o Marjory Stoneman Douglas nos livros, e tudo será devido aos incansáveis esforços do conselho escolar, dos membros da faculdade, dos membros da família e, mais importante, dos estudantes".