Cineclube Herzog exibe documentário sobre Dom Paulo Evaristo Arns

O Cineclube Vladimir Herzog exibe na terça-feira ( 27), às 19h, o documentário “Coragem – As muitas vidas do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns”, de Ricardo Carvalho. O filme conta a história da vida do cardeal que se transformou em símbolo de resistência à ditadura militar (1964-1985).

arns - Divulgação

“Coragem – As muitas vidas do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns” conta a vida de uma das mais importantes personalidades da história recente do país, símbolo de resistência à ditadura. Após exibição, será realizado um debate com o diretor do documentário

O cardeal Arns – chamado de cardeal da liberdade, bispo dos oprimidos, cardeal dos trabalhadores, bispo dos presos e tantos outros – foi responsável pela criação, em 1972, da Comissão Justiça e Paz de São Paulo e também foi o principal organizador da famosa publicação “Brasil Nunca Mais”, em 1985, com relatos das prisões e torturas nos porões da ditadura.

O religioso lutou pela liberdade, ficou ao lado dos trabalhadores e dos oprimidos, combateu em defesa dos direitos humanos, e subiu morros, frequentou favelas, incursionou pelas periferias e enfrentou poderosos políticos e generais para dar proteção aos perseguidos – desde operários a intelectuais. Grande incentivador das Comunidades Eclesiais de Base, que visavam aproximar a igreja dos mais pobres, Dom Paulo criou em 1985 a Pastoral da Infância, juntamente com sua irmã Zilda Arns, morta em 2010, em acidente no Haiti.

SERVIÇO:
Exibição do documentário “Coragem – As muitas vidas do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns” + Debate com o cineasta Ricardo Carvalho
Dia 27/02 (terça-feira) – 19h
Auditório do Sindicato dos Jornalistas (Rua Rêgo Freitas, 530 – República, São Paulo/SP – Sobreloja)