MJ toma partido da Gol e dá aval à cobrança por marcação de assento

A decisão anunciada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, de dar aval à cobrança por marcação de assentos em aviões, pela empresa aérea Gol, é mais uma medida contra o consumidor e a favor das empresas. A avaliação é do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), integrante da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, que questiona a cobrança e está levando o tema ao colegiado.

chico lopes - Divulgação

Chico Lopes aponta que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e os órgãos de defesa do consumidor não podem permitir que os passageiros, já penalizados por tarifas como a de despacho de bagagem e pelos aumentos dos preços de passagens, tenham de arcar com mais essa cobrança.

"Já não basta a Anac ter feito o que fez ao autorizar as empresas aéreas a cobrar por despacho de bagagem, retirando até a franquia básica que antes havia, de 23 kg? Agora o consumidor vai comprar uma passagem aérea e ter de pagar pela simples marcação de assento? Isso é inadmissível", afirmou.

Para Chico Lopes, a Senacom, do Ministério da Justiça, deveria se posicionar a favor do consumidor, não contra. "Para contrapor essa medida arbitrária e injustificada, criando uma cortina de fumaça e tentando disfarçar a repercussão imensamente negativa dessa nova cobrança, a Gol anunciou logo uma promoção de passagens nesse final de semana. Mais uma medida sem sentido, porque a promoção anunciada falava em passagens mais baratas no trecho de volta, mas a empresa cobrava extremamente cara a passagem de ida. O consumidor fica frustrado", ressaltou o parlamentar que pretende debater a medida na Comissão de Defesa do Consumidor assim que as comissões permanentes da Câmara forem instaladas.